Dados divulgados pelo Governo de MS mostram a taxa de isolamento em 40 municípios do Estado durante este domingo (15), quando começaram a valer as novas determinações do decreto estadual. O município de Jardim teve a segunda pior taxa média de isolamento – 30,3% – ou seja, de pessoas que se mantiveram no perímetro de suas residências.
Nioaque, ao contrário, é o terceiro melhor entre os 40 municípios levantados, com 57,1% de taxa de isolamento. Bonito aparece com 52,9% e Miranda com 46,5%. Confira aqui o detalhamento de dados por município.
No comparativo com outros Estados, Mato Grosso do Sul registrou o menor índice das 27 unidades da federação mapeadas. Entre as capitais brasileiras, Campo Grande seguiu a mesma tendência do Estado e registrou 42,29%.
Caso a caso
Conforme o Governo do Estado, a tablela é baseada na ferramenta que monitora via dados anonimizados o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento.
Jardim teve uma taxa de isolamento de 30,3% e perdeu apenas para Rio Verde de Mato Grosso como a mais baixa do Estado. O município do norte de Mato Grosso do Sul registrou 29,0% de adesão ao toque de recolher.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Jardim, já foram registrados 756 casos confirmados da doença e tem hoje oito pacientes estão internados. Outras 33 pessoas morreram por complicações da Covid-19. Desde julho do ano passado o município é o único com leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) na região e por isso recebe pacientes de outras cidades.
Em Miranda a taxa de isolamento ficou em 46,5%, o que fez a cidade ocupar o 25° lugar com a pior adesão ao toque de recolher do Estado. O município soma 54 mortes pela doença, 1752 casos positivos, com 1678 recuperados e 16 casos ativos em isolamento domiciliar. Quatro moradores estão internados em outras cidades por conta da Covid-19.
Bonito aparece em 36°, com 52,9% de isolamento social. A capital do ecoturismo tem atualmente 1601 casos confirmados, sendo 1529 recuperados, 48 em isolamento domiciliar e 1 internado. Também se somam 23 óbitos pela doença.
Já Nioaque registra a melhor taxa de isolamento da região, com 57,1 %. Ocupando o 38° lugar da tabela, o município registra 641 casos confirmados da doença, 24 deles ativos e 11 mortes.