Jardim e Guia Lopes recebem Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher

Últimas Notícias

O governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura, e da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, lançou nesta terça-feira (3), a campanha “Agosto Lilás” – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O evento aconteceu no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande e premiou com o Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher, seis municípios que se destacaram com  práticas inovadoras na área do enfrentamento à violência contra à mulher.

Para Luciana Azambuja, Subsecretária SPPM/MS, toda a Sociedade precisa se atentar para o necessário enfrentamento a violência domestica e familiar e nesse sentido, Jardim e Guia Lopes, além de Caarapó, Caracol, Corumbá e São Gabriel do Oeste foram destaques.

“O selo social é uma iniciativa do governo que já vem desde 2016 que vem para reconhecer e valorizar as boas práticas de todos os 79 municípios do Estado, que tenham ações de enfrentamento a violência ou de empreendedorismo feminino nos órgãos estaduais, hoje estamos aqui na casa dos prefeitos para divulgar os seis prêmios selecionados na edição de 2021”.

O Selo foi criado por meio do Decreto nº 14.961, de 8 de março de 2018. Com a premiação, o Governo fomenta a discussão sobre a necessidade de os agentes públicos desenvolverem políticas públicas de combate aos preconceitos e discriminações contra mulheres e meninas.

“O município se sente lisonjeado, por estar recebendo esse selo, isso é uma prova que o investimento nas políticas públicas, no combate a violência contra a mulher surtem efeito, viemos agora colher os frutos desse trabalho, já fomos premiados também com o projeto Maria Maria, estaremos agora inaugurando dia 16 de agosto, junto com o com o secretário de segurança pública do estado, a sala lilás. Queremos trazer isso aqui para a Assomasul para que possamos difundir isso com os outros 78 municípios”, afirma o prefeito de Caarapó André Nezzi, vice-presidente da Assomasul.

Já a prefeita de Jardim, que vem se destacando com uma equipe de governo quase 100% feminina, afirmou a emoção de receber o selo. “Foi uma emoção enorme ver o Projeto “Dona de Mim”, que busca desenvolver o potencial das mulheres assistidas por meio de diálogos e oficinas, receber esse prêmio. Agosto Lilás é mês de enfrentamento à violência contra a mulher, e esse projeto é um marco em nossa cidade”, reforça Clediane Matzenbacher.

Na oportunidade estiveram presentes também, Luciana Azambuja, Subsecretária SPPM/MS, Jacqueline Machado, Juíza de Direto (TJMS), Mara Caseiro, Deputada Estadual (ALMS) e João César Matogrosso, Secretário de Cidadania e Cultura, o prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini e a Prefeita de Jardim, Drª Cleidiane Areco Matzenbacher.

Agosto Lilás

Realizada desde 2016  em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha, a campanha “Agosto Lilás” entrou no calendário de eventos de Mato Grosso do Sul como a maior campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e atualmente são muitas as ações de mobilização executadas em vários municípios do interior do Estado.

O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha (Lei federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), por meio de palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários abordando os tipos de violência especificados na lei e como promover o enfrentamento à violência contra a mulher.

Como Denunciar

O ligue 180 que é a central de atendimento a mulher do governo federal funciona todos os dias 24 horas por dia e dá informações sobre serviços existentes e também aceitos denuncias que podem ser anônimas, em MS no site da policia civil também é possível formalizar uma denuncia anônima, através do site www.naosecale.ms.gov.br ou pela ouvidoria da mulher que também pode formalizar a denuncia. Lembramos que no ato da violência ligue 190.

Com informações de Assomasul

Notícias Relacionadas

Governo de MS decreta situação de emergência ambiental devido a falta de chuva

Governo também lançou a campanha anual de prevenção e combate a incêndios florestais, que tem na comunicação um de...