O prefeito de Bodoquena, Kazu Horii (PSDB) anunciou a o fechamento de atividades não essenciais na cidade no período entre 22 e 28 de março. A decisão, segundo o prefeito, tem como uma das causas o fato de Campo Grande ter adiantado feriados para restringir a circulação de pessoas. Kazu lembra que normalmente Bodoquena é um dos destinos escolhidos para os campo-grandenses passarem feriados e fins de semana. “Campo Grande já partir de segunda-feira vai estar totalmente fechado, de segunda a domingo. Bodoquena já é uma cidade que é um destino das pessoas virem no feriado. Este de Campo Grande não é feriado. Mas como eles vão ficar nove dias sem trabalhar, vocês imaginem, eles vão ficar lá? Não vão. E Bodoquena é um dos destinos”, disse Kazu Horri em vídeo divulgado nas redes sociais. “Nós decidimos fechar Bodoquena”, afirmou, lembrando que estão autorizados o funcionamento apenas dos serviços essenciais. “É pousada, hotel, balneário, tudo vai fechar. Com os estabelecimentos fechados nós vamos restringir a circulação dessas pessoas”, explica Kazu.
São considerados serviços essenciais pela Prefeitura de Bodoquena: bancos, correspondentes bancários e lotéricas, com funcionamento até as 16h; mercearias, mercados e supermercados, com funcionamento até as 16h; serviços de saúde privados e drogarias, com funcionamento até as 20h; correios, com funcionamento até as 16h; postos de combustíveis, com funcionamento até as 20h; limpeza pública; serviços de manutenção e ligação de energia, água e esgoto; serviços de saúde pública; serviços funerários.
Segundo o último boletim publicado pela Prefeitura, que data de 19 de março, Bodoquena tem 6 casos ativos de covid, com outros 3 suspeitos. No total, Bodoquena contabiliza 146 casos de covid-19.
Quero saber se ficará fechada a empresa horii nesse decreto? sabemos que essa empresa não é essencial é nem a fábrica intercemt