Bonito e municípios da região sudoeste tiveram março de seca extrema, aponta Cemtec

Últimas Notícias

O mês de março foi classificado com níveis de seca extrema em 17 municípios do Estado, principalmente na região sudoeste, onde Bonito está inserido e na região pantaneira, segundo dados do Merge/Inpe catalogados no Boletim de monitoramento mensal das secas catalogados pelo CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Em contraponto, outras regiões registram chuva acima da média histórica, com acumulados entre 120 e 240 milímetros.

Cemtec observa a quantidade de chuva ocorrida em cada município com base nas amostras registradas pelas estações meteorológicas do INMET/SEMAGRO e CEMADEN. E classifica os municípios de 1 a 5 seguindo esses acumulados de chuva, sendo atribuído o valor 1 aos municípios que não apresentaram seca relativa (ou seja, choveu a mesma quantidade que a média histórica ou acima), 2 para aqueles onde ocorreu seca fraca, 3 para seca moderada, 4 para seca grave, 5 para seca extrema e 6 para seca excepcional.

Em março, nenhum município foi classificado no nível 1, ou seja, sem seca nenhuma, ou no nível 2, com seca fraca. Mas por outro lado, também nenhum apresentou seca excepcional (6). No nível de seca extrema (5) ficaram 17 municípios, sendo que 12 estão localizados nas regiões Sudoeste e Oeste (Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Nioaque, Miranda, Antonio João, Jardim, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Bodoquena, Anastácio e Ladário). Também foram classificados com seca extrema os municípios de Ponta Porã e Maracaju (Sul), Cassilândia, Paranaíba e Aparecida do Taboado (Leste). Outros 47 municípios foram classificados com ocorrência de seca grave (4) e 15 com seca moderada (3).

Em fevereiro, um município (Aparecida do Taboado) foi classificado com ocorrência de seca excepcional, 19 com seca extrema, 10 com seca moderada e 49 com seca grave. Sem seca ou com seca fraca não constou nenhum. Também em fevereiro, a gravidade da seca se concentrou nas regiões Sudoeste, Oeste e na Costa Leste do Estado.

Com informações de Semagro

Notícias Relacionadas

Belezas naturais de Bonito são destacadas em feira com mais de 170 países

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul mais uma vez foi destaque internacional, durante a participação do...