Através de imagens de satélite, policiais militares ambientais descobriram o desmatamento ilegal de mais de 14 hectares em uma fazenda na região de Jardim e multaram o proprietário em R$ 14 mil. A exploração da flora aconteceu no ano passado e só foi constatada com a comparação das imagens da área feita em 2020 e as atuais.
Conforme divulgado pela polícia, a propriedade rural fica a cerca de 60 quilômetros da cidade. O fazendeiro, que tem 60 anos e é morador de Maracaju, desmatou a área de vegetação nativa no ano passado sem autorização ambiental, mas o crime ambiental só foi descoberto nesta sexta-feira (19), durante fiscalização de combate e preservação a exploração ilegal.
Para constatar o desmatamento, os policiais utilizaram a sobreposição de imagens de satélites e com medidas conferidas com GPS. As equipes ainda utilizaram drone para melhor configuração do solo atualmente.
Parte da madeira do desmatamento ainda estava amontoada na área, porém, a maior parte já havia sido explorada e removida do local. A vegetação foi retirada para plantação de pastagem e criação de gado.
O proprietário rural foi autuado e recebeu multa administrativa de R$ 14.180,00. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de um a seis meses de detenção. Além disso, ele foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada para o órgão ambiental estadual.