Jardim recebeu um novo ventilador pulmonar para auxiliar no tratamento dos pacientes com Covid-19 em toda região sudoeste do Estado, uma vez que é o município de referência da região, com 6 leitos de UTI.
Segundo o secretário de Saúde do Estado, devido a alta demanda da saúde pública, causada pela pandemia do coronavírus, o Hospital Marechal Rondon está com equipamentos desgastados e por isso a necessidade de novos.
Conforme a prefeita, Clediane Matzenbacher, o aparelho custa mais de R$ 60 mil e beneficiará toda a microrregião de Jardim.
O ventilador pulmonar serve para auxiliar os pacientes com insuficiência respiratória (falta de capacidade de respirar sozinho). O aparelho funciona administrando a quantidade de ar que entra e sai do pulmão e controlando a mistura de gases utilizada e a quantidade de oxigênio. No caso da covid-19, o ventilador ajuda a manter o paciente vivo (sem conseguir respirar adequadamente, há a chance de morte), enquanto outros procedimentos são usados para combater a infecção viral.