O vice-prefeito de Miranda, Fábio Florença (PDT) deve assumir interinamente a chefia do Executivo Municipal na próxima quinta, 1º de abril. A apuração do Bonito Mais indica que os preparativos para a transferência de poder de forma interina para as mãos de Florença está sendo preparada pela Prefeitura e pela Câmara Municipal.
O vice assume em decorrência do afastamento do prefeito Edson Moraes (PSDB), que está internado em Campo Grande desde o dia 19 de março, com complicações de saúde em decorrência da covid-19. Segundo o último posicionamento oficial da Prefeitura sobre o quadro de saúde do prefeito, publicado em 21 de março nas redes sociais de Edson, “o quadro clínico dele é estável”.
Fabio Florença já vem atuando como chefe do Executivo. No domingo, 28, recebeu vereadores no gabinete do prefeito, para tratar de assuntos referentes à pandemia – na sexta-feira, 26, a prefeitura havia começado a ser pressionada para alterar o decreto municipal que prevê restrições de circulação e que afeta o comércio, proibindo a realização de atividades consideradas não essenciais. Na sexta, comerciantes e trabalhadores do comércio protestaram em frente à Prefeitura.
No domingo, Florença se reuniu com vereadores para tratar do assunto. Na segunda, 29, o vice-prefeito recebeu uma comissão de comerciantes, que voltaram a se manifestar contra o decreto. Fábio Florença discutiu a flexibilização das medidas restritivas.
O vice
Fábio Florença foi vereador por três mandatos consecutivos, inclusive em mandatos nos quais teve como colega de parlamento o próprio Edson Moraes, de onde surgiu a relação de amizade que culminou com a escolha de Florença para ser o vice na chapa que conduziu Edson à Prefeitura em 2020. Fabinho, como é conhecido, foi patrão do Clube do Laço Coração Pantaneiro – a principal agremiação de laço comprido, esporte muito praticado no município. Ele é casado com Carmem Triches Florença e tem uma filha, Mariana.