Um paciente de 43 anos foi transferido de Miranda para Corumbá no início da noite da terça, 16. Normalmente, os pacientes de Miranda seriam transferidos para Campo Grande, que é o centros de referência da região. No entanto, como hospitais de Campo Grande estão lotados, o paciente mirandense foi encaminhado para a Santa Casa de Corumbá.
Segundo o Hospital Municipal Renato Albuquerque Filho (HMRF) o paciente estava estável e consciente. A decisão médica pela transferência se deve à uma precaução para o caso de o paciente necessitar de mais recursos que não os disponíveis no HMRF. Ainda conforme a direção do hospital de Miranda a situação do paciente será comunicada oficialmente no fim do dia, por meio de boletim médico, que será informado à família.
Atualmente, no HMRF há quatro pacientes internados com covid-19, duas mulheres e dois homens. Todos os pacientes internados encontram-se estáveis, não apresentando complicações até o momento.
A diretora do HMRF, Alessandra Cassano, informa que a unidade não está lotada, mas vem registrando um aumento na demanda. “Com o apoio da Secretaria de Saúde, estamos trabalhando para não permitir que nenhum paciente fique no corredor para ser medicado, ou atendido. Com fé, vamos vencer este período”
Lotado
Segundo o Governo de Mato Grosso do Sul a ocupação de leitos de UTI para covid-19 em Mato Grosso do Sul, é de 96,03%. Já a ocupação de leitos de UTI geral (não apenas de covid-19) é de 91,44%. Em se tratando de leitos clínicos para covid o índice é de 64,61%, já a ocupação de leitos clínicos para outras doenças é de 58,59%.