Sobre o Dia do Assistente Social

Últimas Notícias

Em 15 de Maio celebramos o Dia do Assistente Social!

Quanto orgulho de uma profissão tão generalista e ao mesmo tempo com características específicas, de uma profissão que consegue “fazer a ponte” entre o direito e o acesso, que consegue interpretar e executar políticas públicas, que tem a Constituição Federal como livro de cabeceira.

Quem me conhece de uns vinte e cinco anos atrás (kkk) sabe que meu desejo era ser psicóloga, por diversos motivos, não deu certo e me deparei com o curso de Serviço Social, afirmava que faria o curso, mas que ainda seria psicóloga, mal sabia eu que no primeiro ano me apaixonaria pelo curso, pela profissão. Num primeiro momento estudava tudo que gostava muito, história, língua portuguesa, aulas de economia, antropologia, direito, política pública, gestão, ética, meu Deus apaixonante! Mas ainda, pensava…farei psicologia…mas aí começaram os estágios e descobri que minha vocação profissional era o Serviço Social!

E, mesmo quando éramos menosprezadas no ônibus que viajávamos para a universidade, quando alunos de outros cursos referiam os nossos estudos como se fossem relacionados a afazeres domésticos, com alto grau de machismo… nos fortalecíamos. Só dava mais gás para estudarmos e sermos a diferença.

Mesmo com momentos muito difíceis durante o curso, sempre tive pessoas especiais ao meu lado e o desejo de ser assistente social. No fim do curso, já não queria outra profissão queria me especializar em Serviço Social, melhorar, aprofundar o meu conhecimento e assim foi. Pós graduação, novos desafios, a frente da gestão,

Mas, o que despertou em mim a profissão tenho certeza que foi a possibilidade de fazer diferente, de desenvolver ações que possibilitavam acesso a direitos, a possibilidade de propiciar a inclusão social. E, sabe que nem tudo da certo…as vezes de dez apenas um tem acesso, mas está tudo bem…é uma inclusão. Tentamos todos os dias, tentamos sempre, nem sempre conseguimos estar alheias às situações e choramos (no banheiro, em casa), não somos de ferro! Temos dúvidas e pra isso precisamos de uma equipe multiprofissional; não conseguimos sozinhas, temos uma rede pra acionar; temos uma politica nacional, um sistema único, uma norma operacional a seguir. Ou seja, não somos boazinhas, não temos apenas bom coração, estudamos e apenas fazemos valer o direito, buscamos incansavelmente fazer valer o direito!

Vem a calhar que muitos de nós temos empatia, ora, mas isso deveria ser uma constante em todas as profissões, não é verdade? Isso deveria ser o mantra da humanidade!

Enfim, tenho meu orgulho de quem sou, orgulho de ser assistente social, orgulho dessa ser a minha base pra profissional que sou hoje!

Ser assistente social não é ser mais que qualquer profissional, mas também não é menos! Somos profissionais!

Exigimos nossos direitos, exigimos que nossa carga horária seja respeitada, nosso piso salarial e continuarei lutando por isso! Queremos apenas que o direito que tanto brigamos pela população, também seja o nosso direito, também somos a classe trabalhadora. Também sofremos com as mazelas da sociedade!

Então, quero aqui parabenizar cada assistente social que passou na minha vida: minhas maravilhosas e maravilhosos professores, minhas supervisoras, minhas amigas que levei pra vida, meus colegas de sala e de trabalho, minhas secretárias e secretários municipais, meus alunos queridos!

Parabéns é nosso dia! Que Deus abençoe a todos e que nunca nos calemos diante do injusto, diante da censura, diante das mazelas!

A luta continua e ela é nossa!

Elange Ribeiro Perez, graduada em Serviço Social epla Universidade Toledo de Presidente Prudente – SP desde o ao de 2002, especialista em Políticas Públicas e Gestão da Clinica nas Redes de Atenção à Saúde pelo Instituo Sírio Libanês. Efetiva na Prefeitura Municipal de Miranda, ex-gestora de Assistência Social, Saúde e Turismo e Meio Ambiente, atualmente exerce seu terceiro mandato como vereadora na Câmara Municipal de Miranda – MS.

  • Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Bonito+

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Mulher chayil – Mulher forte!

Tania Maria Pellin Entre os livros poéticos que compõe a Bíblia, encontramos o livro de Provérbios, um dos livros mais notáveis...

Amor de Primavera

Bonito, Capital do Biquíni!

Não deu tempo