Desbarrancamento em área de banhado pode ter causado turvamento do Rio Formoso

Últimas Notícias

Relatório Técnico Preliminar produzido pela Fundação Neotrópica do Brasil sobre o fenômeno de turvamento no Rio Formoso entre meses de abril e maio deste ano, apontam um desbarrancamento as margens do rio, em uma área de banhado, causado pela variação no curso da água, como origem do problema.

Conforme o biólogo da Instituição, Guilherme Dalponti, vários fatores podem causar esta variação no curso da água, inclusive enchentes históricas, como as citadas pela Secretaria de Meio Ambiente do Municipio como causa do problema.

“Até o momento a única coisa que podemos afirmar é que o rio está avançando sobre a margem direita em um dos meandros que correm pelo banhado, devido a uma variação no curso do rio que agora atinge um depósito de rochas carbonáticas, ocasionado o turvamento. A princípio não aparenta ser uma intervenção antrópica direta”, detalhou

O relatório foi construído a partir de três fontes de informação, sendo um levantamento de imagens aéreas feitas por satélite e com uso de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) ao longo do curso do Rio Formoso nas áreas à jusante e à montante da região onde ocorre o
turvamento;
análise de variáveis físico-químicas da água com uso de sonda multiparâmetros em três pontos no Rio Formoso, dois pontos à jusante
da região onde ocorre o turvamento e um ponto à montante colhidas na da
ta que foi
registrado o turvamento, respectivamente em 21 de abril de 2021 e comparada a dados
coletados anteriormente ao evento de turvamento e verificação in loco no ponto de turvamento para identificação do material particulado em suspensão por meio de descida de barco, iniciada em um ponto à montante da região do turvamento, percorrendo o leito do Rio Formoso sentido à sua foz.

Imagens capturadas pelo VANT mostram a diferença no aspecto geral do Rio Formoso antes e depois do local onde ocorreu o desbarrancamento. 

Os resultados da análise dos parâmetros físico-químicos da água também confirmam um aumento na turbidez nos pontos à jusante da área de turvamento em relação à coleta realizada no dia 26/04/2021 durante o levantamento mensal realizado pela Fundação Neotrópica do Brasil.

Ainda conforme o biólogo, o relatório deve ser apresentado em uma discussão pública envolvendo vários atores, desde Ministério Público, Imasul e Sociedade Civil para discutir se é necessária uma intervenção e caso sim qual seria o sentido disso.

Confira o relatório completo: Relatório Técnico Preliminar Turvamento do Rio Formoso

Notícias Relacionadas

Fundação de Cultura publica chamamento para Escuta Pública Cultural relativa à Lei Aldir Blanc

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul tornou público o edital de número 003/2024, que se refere...