MAPA emite alerta e Iagro amplia vigilância para prevenir peste suína africana em MS

Últimas Notícias

Seis equipes de técnicos da Iagro estarão nos municípios de Coxim, Mundo Novo, Ponta Porã, Sonora e Corumbá distribuindo material educativo e orientando produtores sobre como prevenir a entrada da peste suína em Mato Grosso do Sul.

A medida adotada pelo Iagro atende ao alerta emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e será desenvolvida entre os dias 18 e 27.

Reny Corrêa Lyrio, Fiscal Estadual Agropecuário, Coordenadora do Programa de Sanidade Suidea na Iagro explica que a peste suína não oferece risco à saúde humana, porém pode causar sérios prejuízos aos produtores.

A peste suína é considerada pela OIE como uma das doenças mais relevantes para o comércio internacional de produtos suínos.

Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor e exportador mundial de carne suína. Produziu 4,436 milhões de toneladas em 2020 – cerca de 4,54% da produção mundial – e exportou 1.024 mil toneladas – 23% da produção nacional – para 97 países.

Caso – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emitiu alerta no final de julho sobre ocorrência de dois focos de Peste Suína Africana (PSA) na República Dominicana. Trata-se do primeiro registro da doença no continente americano desde a década de 80, quando a doença foi considerada erradicada, após ocorrências no Brasil, em Cuba, no Haiti e na própria República Dominicana.

O diagnóstico foi realizado no Laboratório de Diagnóstico de Doenças Exóticas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e após confirmação, o país notificou à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) no dia 29 de julho.

A chegada da PSA ao continente americano aumenta o estado de atenção com intensificação das medidas para prevenir a introdução da doença no Brasil. Visando manter o país livre de PSA, o Mapa vem adotando as providências necessárias que a situação requer e já emitiu alerta para a atuação dos setores de controle de importações, da vigilância agropecuária internacional e dos serviços oficiais de saúde animal.

Notícias Relacionadas

Governo de MS decreta situação de emergência ambiental devido a falta de chuva

Governo também lançou a campanha anual de prevenção e combate a incêndios florestais, que tem na comunicação um de...