Pantanal da novela: série de reportagens mostra atrativos que viraram cenário das gravações

Últimas Notícias

A partir de hoje traremos para o leitor uma série de reportagens sobre os locais que viraram cenário de novela e que podem ser visitados.

Estamos na maior área alagável do mundo, com 250 km² de extensão,  indo do Brasil à Bolívia e chegando ao Paraguai. Um bioma que abriga 3,5 mil espécies de plantas, 325 de peixes, 53 de anfíbios, 98 de répteis, 656 de aves e 159 espécies de mamíferos. Tudo isso vivendo e sobrevivendo conforme os ciclos das águas, com cheias de outubro a maio.

Fazenda Barranco Alto, na Nhecolândia, que foi um dos locais de gravação das cenas de natureza. Nos próximos dias, vamos falar com detalhes do local. FOTO: Lucas Leuzinger_Fazenda Barranco Alto

O período de chuvas resulta em transbordamentos de rios. A água não encontra resistência no relevo plano e flui lentamente, transbordando e depositando sedimentos que fertilizam o solo. Formam-se as baías, que são como  lagos temporários. Os peixes que vieram no transbordamento dos rios ficam aprisionados nestas baías que se tornam o cenário de um banquete para pássaros da região, ou que estão de passagem, em direção a países como Argentina e Canadá.

Vista aérea do Hotel Barra Mansa, também na Nhecolândia, um dos locais que serviram de locação para a novela. Nos próximos dias traremos detalhes sobre o atrativo FOTO: Araquem Alcantara_Hotel Barra Mansa Pantanal

Na seca, os rios baixam e o nível de água das baías também. Algumas secam. Os peixes que vivem ali morrem e fertilizam o solo. A vegetação seca. As chuvas, quando voltam, encontram um solo poroso e fértil e assim a vegetação renasce.

Pantanal.

É este bioma considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que a TV Globo traz para seu principal produto de entretenimento, a novela da 21h. A emissora realiza uma superprodução para gravar o remake do sucesso do início dos anos 90 da extinta TV Manchete.

A obra, originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa, está sendo adaptada pelo neto do escritor, Bruno Luperi.

O Pantanal da novela Pantanal retrata a parcela brasileira do ecossistema.

No Brasil, o Pantanal serve como elo de ligação entre a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica e Bosque Seco Chiquitano. No país são 151 mil quilômetros quadrados, entre os estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS).

“É um dos lugares mais bonitos do Pantanal”, diz alexandre gomes de souza, cenógrafo da tv globo.

Cerca de 150 profissionais da TV Globo passaram os últimos meses em seis fazendas de Mato Grosso do Sul, num enorme esforço de logística para dar vida à obra. “Quando viajamos ao Pantanal para a escolha das locações, não sabíamos exatamente o que esperar. Sabíamos, é claro, da exuberância e da riqueza da região e era o que buscávamos. Ao chegarmos, visitamos algumas fazendas e conhecemos toda aquela região da Nhecolândia. Ao nos depararmos com tudo aquilo, não havia dúvidas de que encontramos o local ideal, que não por coincidência foi o mesmo local onde as gravações da novela escrita por Benedito e dirigida por Jayme Monjardim aconteceram há mais de 30 anos. É um dos lugares mais bonitos do Pantanal e, com o empenho de toda a equipe, da produção e da direção, conseguimos viabilizar as gravações novamente agora, para esta nova versão. Foram seis fazendas que deram suporte direto para as gravações, sendo três delas usadas como locação, contendo rio, casa, árvores, descampado, baías e tudo mais que era fundamental para as nossas cenas”, conta o cenógrafo  Alexandre Gomes de Souza.

Portal do Pantanal

A cidade que serviu de base principal para as gravações foi Aquidauana, que fica a 141km de Campo Grande, capital de MS.

Aquidauana é conhecida como o Portal do Pantanal. “O município possui em seu território  transição do bioma Cerrado para Pantanal, ou seja o fim da serra e início da planície sul pantaneira”, explica a turismóloga Lejânia Narjara Ribeiro Malheiros, que atua na região. Daí uma das imagens que têm chamado atenção nas cenas da novela: morros gigantes no Pantanal, conhecido por ser uma planície. As imagens veiculadas pela TV mostram o fim da serra e o início da planície em Aquidauana, ou, por assim dizer, o começo do Pantanal.

Em Aquidauana, final da serra e início da planície pantaneira. FOTO: Rafael Barbosa.

Pantanal da Nhecolândia 

Em Aquidauana, a produção da novela foi Pantanal adentro, para a área rural do município, chegando à chamada região da Nhecolância, onde se concentraram as cenas com elenco. A principal locação fica a cerca de 4 horas da área urbana de Aquidauana, na Nhecolândia, às margens do Rio Negro.   Ao redor do local, apenas fazendas e natureza.  O Pantanal da Nhecolândia é uma das onze microrregiões pantaneiras  e tem como principais características a presença de baías e salinas. As salinas da Nhecolândia são grandes lagoas naturais de águas com alta concentração de sais.

Pantanal de Miranda

Rio Salobrinha, em Miranda. Região em que estão localizados atrativos como o Projeto Salobra (da foto) e o Refúgio da Ilha. Imagens da região são veiculadas na novela, para ambientar o Pantanal. Nos próximos dias, contaremos aqui no Bonito Mais, mais sobre os atrativos FOTO: Acervo Projeto Salobra.

Distante 60 quilômetros de Aquidauana está o município de Miranda.

Miranda é banhada pelo rio homônimo, muito conhecido pelos turistas de pesca. O rio Miranda e parte de sua comunidade ribeirinha participaram de cenas da primeira fase da novela, com Juliana Paes (Maria Marruá), Almir Sater (Eugênio) e Enrique Diaz (Gil). Além disso, imagens da região conhecida como Delta do Rio Salobra, localizada em Miranda, também figuram nas cenas que ajudam a ambientar o Pantanal da novela.

O Salobra é o único rio de preservação total do Pantanal. Lei estadual proíbe pesca, caça e limita a circulação de barcos.

Nos próximos dias, traremos aqui no Bonito Mais reportagens sobre os atrativos  turísticos que serviram de cenários para a novela. Acompanhe.

Notícias Relacionadas

Governo de MS decreta situação de emergência ambiental devido a falta de chuva

Governo também lançou a campanha anual de prevenção e combate a incêndios florestais, que tem na comunicação um de...