Uma Rosa de Santa Rosa!

Últimas Notícias

Por Tania Maria Pellin
Tania Maria Pellin. Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas de Naviraí –
FINAV, em 1996, Naviraí/MS. Especialista em Psicopedagogia pelo Centro
Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN, em 2007, Dourados/MS. Atua como
professora na Fundação Lowtons de Educação e Cultura – FUNLEC/ Bonito/MS.

Memorial Frida & Nerci

“Ando muito completo de vazios”.

Manoel de Barros em Os deslimites da palavra.

Raros momentos brilham tão fortes na História da Cidade de Bonito – MS, como o tempo vivido pelo brilho da presença de Frida Garzella dos Santos, simplesmente Dona Frida. Nascida em Santa Rosa – RS aos 04 de maio de 1927 e falecida aos 90 anos de idade em 27 de fevereiro de 2018. Uma de suas bisnetas, uma de minhas queridas ex alunas, fala com carinho da avó, “ ela tinha muitos brinquedos, bonecas, bichinhos de pelúcia e sempre brincava comigo, com uma boneca loira de cabelos cacheados”. O Jornalista Bosco Martins, também lamentou seu passamento, “Quando cheguei a Bonito nos anos 90, eles estavam construindo o Balneário do Sol, e nós como vizinhos acabamos criando uma afinidade. Com certeza é uma grande perda a família e para toda a comunidade bonitense”

Dona Frida

Frida Garzella dos Santos. Viveu com brilho nos olhos, meiga, serena, solidária e amiga, esposa, mãe de três filhas, avó de dez netos e bisavó de 11 bisnetos. Assim como uma flor que encantou e molhou os pés em nossas águas cristalinas, um dia ela própria foi um cristal, continuando a sorrir, viver e nos cumprimentar, serena e alegremente no Memorial Frida & Nercy, em Bonito- MS, inaugurado em 01de outubro de 2019, por ocasião dos festejos da 71º aniversário da Cidade de Bonito. Fonte: Memorial Frida & Nerci

—*

Alguns dos muitos brinquedos de Dona Frida assim como dezenas de objetos e documentos, estão carinhosamente expostos no Memorial Memorial Frida & Nercy. Preparava seus próprios doces de frutas de sabores inconfundíveis, uma de suas netas ainda compra sabonetes de formato de frutas para se lembrar da avó, que continua a amar.

O Memorial Frida & Nercy é esplendor de requinte, beleza, e, sobretudo, um lugar de memória, Construído sob auspícios de Nercy Soares dos Santos e organizado por Isabela Cristina Salgado, da MEMORE Projetos de Pesquisa Histórica e Organização de Arquivos.

A memória serve para extrair o que sobrou do vivido, perguntar ao passado o que ele teima em esconder. Para Pierre Nora, Historiador Francês, a memória é vida em permanente evolução aberta a dialética da lembrança e do esquecimento, sendo por natureza coletiva, plural e individualizada, devemos estar atentos a suas deformações sucessivas, contra seus usos e manipulações “, NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares, In: Projeto História. São Paulo: PUC, n. 10, pp. 07-28, dezembro de 1993.

Como lugar de memória, o Memorial Frida e Nercy, “[…] se enraíza no concreto, no espaço, no gesto, na imagem, no objeto ” (NORA,1993), foi construído para não esconder, para lembrar, não esquecer, não deformar, mas manter a memória viva de Dona Frida e seu encantamento pela natureza. Assim como Manoel de Barros foi um fazedor de amanhecer, Dona Frida foi uma fazedora de esperanças. Manoel usava as palavras para compor no silêncio, aprendeu com o sotaque das águas, Frida compunha no silêncio suas boas ações com o sotaque das águas do Rio Formoso. Rosa de Santa Rosa.

O Bonitense à moda de Manoel de Barros usa o azul para ver os pássaros. Em seu célebre poema Apanhador de desperdícios usa a palavra para compor os silêncios, respeita os que vivem de barriga no chão. Os silêncios de Dona Frida sempre foram o barulho das águas do Balneário do Sol, que ajudou a construir, o respeito pelos que vivem de barriga no chão, veio de sua singeleza e amor pelos mais humildes. Sempre com um sorriso a oferecer.

Manoel de Barros na sua incompletude, pensava renovar o homem usando borboletas, Dona Frida procurava renovar o homem pela caridade e esperança.

Tive a doce alegria de conhecer Dona Frida e me encantar com sua singeleza, tive o orgulho de conhecer Sr. Nercy em sua firmeza de caráter, hoje me encanto com o Memorial Frida & Nercy, não apenas um lugar de memória, mas onde descansa uma Rosa de Santa Rosa.

Notícias Relacionadas

Mulher chayil – Mulher forte!

Tania Maria Pellin Entre os livros poéticos que compõe a Bíblia, encontramos o livro de Provérbios, um dos livros mais notáveis...

Amor de Primavera

Bonito, Capital do Biquíni!

Não deu tempo