O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSDB) quer continuar escrevendo sua história na política sul-mato-grossense. Ele foi reeleito no último domingo (6) com o maior número de votos da história do município – 10.227 (73,27%) – antes disso, já havia sido eleito vereador mais votado por duas vezes consecutivas e agora coloca seu nome a disposição dos prefeitos de Mato Grosso do Sul para a presidência da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul), que tem eleição marcada para os dias 30 e 31 de janeiro de 2025.
Josmail já faz parte da diretoria da entidade, na função do Conselho Fiscal, ao lado do atual presidente, prefeito de Nioaque, Valdir Junior e destacou que deixa seu nome à disposição dos demais colegas para juntos fortalecer um Estado Municipalista.
“Acredito que ter sido prefeito de Bonito por quatro anos, uma cidade que representa o Mato Grosso do Sul e o Brasil no mundo inteiro, e ter sido reeleito com um percentual tão significativo nos qualifica para o cargo. Estou preparado, tenho grandes parceiros ao meu lado, deputados estaduais e federais, tenho uma ótima relação com o governador Eduardo Riedel e com o Reinaldo Azambuja, nosso presidente do PSDB, e acessos em Brasília, por isso estarei a disposição dos meus colegas para presidir a Assomasul, mas a escolha final, claro, será da maioria”, disse.
O prefeito reeleito de Bonito finalizou afirmando que, embora almeje a presidência da Instituição e representar os 79 municípios de MS nas demandas estaduais e nacionais, Bonito continuará sendo sua prioridade. “Eu fui reeleito porque nossa população acredita no nosso trabalho. Eles avaliaram o que fizemos ao longo dos últimos quatro anos e acreditaram que vamos dar continuidade aos serviços e nós não podemos e não queremos decepcionar o nosso povo. Bonito é e sempre será nosso foco principal. Vamos continuar trabalhando para que os recursos estaduais e federais cheguem ao município, vamos dar continuidade aos projetos ambientais, ao desenvolvimento do plano máster de drenagem, focando na qualidade das águas dos nossos rios, ao Plano Diretor, e em todas as áreas estruturantes de nossa cidade”, finalizou.
Sobre Josmail
Filho de Vicente Ramão Rodrigues e Julica da Aparecida Rodrigues, Josmail Rodrigues nasceu em 27 de agosto de 1970, no distrito de Nova América, em Caarapó. Ainda criança, mudou-se com sua família para Bonito, onde fixaram residência na região dos Três Morros.
Na adolescência, Josmail iniciou sua trajetória profissional como torneiro mecânico na Oficina do Carlinhos. Em 1991, casou-se com Leila Aparecida Aivi, e juntos fundaram sua própria loja de autopeças. O casal teve dois filhos, Rafael Rodrigues e Ricardo Rodrigues.
Josmail ingressou na vida pública em 2008, quando foi eleito o vereador mais votado de Bonito. Em 2012, ele repetiu o feito e novamente foi o mais votado, assumindo a presidência da Câmara Municipal.
Durante esse mandato, ocupou o cargo de prefeito interino por 56 dias devido às eleições suplementares. Após a impugnação da chapa de seu amigo Leonel Lemos de Souza Brito, conhecido como Leleco (in memoriam), Josmail renunciou ao cargo de vereador para disputar as eleições como vice-prefeito. Em 2013, foi eleito ao lado de Leleco para o Executivo Municipal, na função de vice-prefeito.
Em 2016, Josmail disputou sua primeira eleição para prefeito, e em 2020, candidatou-se novamente, desta vez ao lado de Juca Ygarapé. Com 4.465 votos, foi eleito prefeito de Bonito. Durante seu mandato, implementou um modelo de gestão inovador, priorizando obras de infraestrutura como pavimentação e habitação.
Além disso, expandiu a oferta de especialidades médicas e medicamentos, e abriu a Prefeitura para grandes eventos em parceria com o setor público e privado, fomentando o turismo e atraindo investimentos tanto para a cidade quanto para a zona rural.
Em 2024, com a certeza de ter realizado uma gestão comprometida com o progresso do município, Josmail lançou sua candidatura à reeleição como prefeito, ao lado de Juliane Salvadori, que ocupou o cargo de secretária de Turismo, Indústria e Comércio durante sua gestão. Juntos, eles têm como missão dar continuidade ao trabalho realizado, com foco especial para a proteção do meio ambiente, principalmente nos rios de águas cristalinas de Bonito, bem como garantir saúde e educação de qualidade, promover emprego, renda e desenvolvimento sustentável para Bonito.