Ações das equipes policiais na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai resultaram na apreensão de mais de 11 toneladas de maconha, 124 quilos de Skank, droga conhecida como supermaconha e ainda de porções de haxixe, em menos de 48 horas. Cinco pessoas foram presas durante os flagrantes.
A grande quantidade de droga foi apreendida em apenas três abordagens. A primeira aconteceu na terça-feira (2) e foi feita por policiais da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), na região de Dourados.
Os policiais da delegacia especializada interceptaram uma camionete Ford F350 e ao vistoriarem a carroceria, encontraram fardos de maconha enrolados em lonas. O motorista do veículo contou ter sido contratado para transportar a droga até Campo Grande e por isso foi preso em flagrante.
A carga pesou três toneladas e os policiais ainda encontraram 86 quilos de Skank no veículo. Um Fiat Palio, que aparentemente viajava junto com a caminhonete, também foi parado pelos investigadores. Dois homens estavam no carro e negaram participar do transporte da carga, no entanto um rádio-amador foi encontrado e os suspeitos acabaram presos.
Segundo a Polícia Civil, a drogas apreendidas foi avaliada em 4 milhões de reais.
Na manhã de ontem (3), um caminhão trator Scania G380 carregado com mais de 3 toneladas de maconha e 12 Skank foi apreendido pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) durante policiamento na rodovia MS-270, região de Itahum.
Os militares deram ordem de parada ao condutor da carreta, que seguiam sentido Dourados e descobriram que o homem de 43 anos transportava água mineral. Ele explicou ter carregado em Ponta Porã e que viajaria até Campo Grande. No entanto, durante vistoria foram encontrados vários fardos de droga entre a carga e o motorista acabou preso.
Na madrugada desta quinta-feira (4), o flagrante aconteceu na MS-289, no município de Coronel Sapucaia. Cerca de 4.872 quilos de maconha, 26 quilos de Skank e dois quilos de haxixe eram transportados dentro de um caminhão de boiadeiro.
O motorista do caminhão, um homem de 37 anos, foi parado durante fiscalização na rodovia e afirmou aos policiais que foi até a cidade para buscar três equinos. Ainda assim, o veículo foi vistoriado. A droga estava escondida sob uma camada de capim. Ao ser descoberto, o traficante confessou ter sido contratado para levar a droga até o estado de Goiás.
Ele foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai. As três apreensões aconteceram durante ações da Operação Hórus, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.