A Secretaria de Estado de Saúde divulgou nova classificação dos municípios no programa “Prosseguir”, com recomendações válidas até 1de abril. Bonito, Bodoquena, Miranda e Nioaque receberam bandeira laranja, enquanto Jardim, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho estão na vermelha.
A mudança mais significativa foi para o município de Jardim, que sai da amarela para a vermelha. Nioaque, que também estava na amarela, registrou piora, mas ainda permanece com grau médio de risco de contágio.
Mesmo registrando um aumento de casos nos boletins diários, Bonito melhorou em relação a classificação anterior, passando de vermelha para laranja. Miranda e Bodoquena mantém a classificação de risco médio. Porto Murtinho também permanece com a classificação vermelha.
No geral, Mato Grosso do Sul também piorou em relação a última atualização feita no final de fevereiro, passando de 31 para 44 municípios na bandeira vermelha e um na cinza, que é Campo Grande, quando a avaliação é de risco extremo de contaminação.
Números
Conforme último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Bonito tem 69 casos ativos da doença, sendo 62 em isolamento domiciliar e 7 internados. O município também registrou um novo óbito nesta semana e totaliza 24 mortes pela doença. Outros 30 casos estão em investigação.
Em Miranda são 26 casos ativos, sendo 18 em isolamento domiciliar, 4 internados no município e 4 internados em outras cidades. Outras 19 amostras aguardam resultado. A idade soma 55 óbitos pela doença.
Jardim tem 6 pessoas em isolamento domiciliar e 1 na enfermaria. O município, que possui 5 leitos de UTI e é a cidade de referência para os demais, tem 6 pessoas internadas na CTI/UTI, sendo que 5 são de outras cidades e 1 é morador de Jardim, mas ainda está em investigação. No total são 33 óbitos por Covid.
Bodoquena possui 5 casos ativos e nenhum obito.