Advogados e estudantes de direito em todo Brasil participam da III Conferência Nacional da Jovem Advocacia que começou nesta terça-feira (22) e terá três dias palestras e painéis sobre temas importantes para a profissão. O evento seria realizado em Bonito, mas em razão a pandemia de Covid-19 foi adaptado ao formado virtual.
A conferência acontece nos dias 22, 23 e 24 de junho. Como tema ‘Desafios, perspectivas e novos caminhos”, o evento conta com a participação de três advogados da capital do ecoturismo.
Bianca Braga Medeiros, atual presidente da Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Bonito, atuou como moderadora de uma das duas conferências magnas de abertura do evento: O Cenário Pós-Pandemia e as Oportunidades de Mercado para os Jovens Advogados.
A advogado Ana Carolina Piva participará do segundo dia da conferência no painel “LGPD e suas Ramificações no Direito”. No terceiro dia e último dia, o advogado Luís Guilherme Figueiredo será moderador do painel “A Advocacia e as Sociedades de Advogados – Importância, Regulamentação e Estruturação das Sociedades”. Também no mesmo dia, José Eduardo Xavier Battaglin será o responsável por conduzir as discussões no painel ‘Advogados contra Entes Públicos: O regime de Precatórios”.
Para o presidente da OAB-MS Mansour Elias Karmouche, o evento contribuirá com o ensino jurídico brasileiro. “Será imperdível, principalmente para quem está em início de carreira. Vamos tratar de temas da atualidade e de grande relevância, como a publicidade e a participação efetiva dos jovens na nossa instituição. Iríamos fazer presencialmente, mas infelizmente em decorrência da pandemia será de forma virtual, ainda assim faremos o maior evento da Jovem Advocacia da história da Ordem dos Advogados do Brasil. Participe e venha enriquecer esse debate do qual você é o protagonista”.
Os três dias de evento contará com representantes e participantes de todo o Brasil para debater o panorama da profissão, com foco na jovem advocacia, que corresponde a quase 50% dos mais de 1 milhão de profissionais inscritos na OAB. O objetivo, segundo a instituição, é apresentar os principais temas do universo da profissão no início de carreira, para ampliar os conhecimentos e auxiliar no enfrentamento dos desafios da advocacia contemporânea.
Para o Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Nacional Vinícius Monteiro Paiva, sediar um encontro desse porte é uma grande honra para a OAB/MS. “A adaptação de um evento presencial para o ambiente virtual não foi fácil, contudo, possibilitou a participação de juristas renomados do país todo. A comissão da jovem advocacia da OAB/MS trabalhou arduamente, em parceria com o CFOAB, para fazer do evento um presente para os advogados que estão confinados em razão da pandemia. Será um merecido presente em tempos de quarentena”.
Janine Delgado explica que o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão da Jovem Advocacia visa proporcionar cursos e palestras de qualidade. “Esse evento é único. Pela primeira vez será realizado em Mato Grosso do Sul. Acontece a cada três anos e está sendo planejado por nós com todo amor e carinho desde o ano de 2019. Espero que todos aproveitem ao máximo, pois os palestrantes são incríveis e seria muito difícil reunir todos em um único evento que não fosse a Conferência”.
A Conferência também é transmitida ao vivo pelo Canal no Youtube da OAB Nacional.