Porto Murtinho, Nioaque e Bodoquena receberam classificação laranja
Nova classificação do Prosseguir, divulgada durante live da Saúde na manhã desta quarta-feira (21) mantem em bandeira vermelha o município de Bonito, bem como Guia Lopes da Laguna, Jardim e Miranda. Para estes municípios a orientação é que sejam mantidos atividades essenciais e não essenciais de baixo risco, com toque de recolher entre as 21h e 5 horas, porém os gestores são os responsáveis por definir quais medidas serão seguidas a partir de decreto municipal.
Em Bonito, o toque de recolher foi determinado pelo decreto N.º 137, de 8 de julho de 2021, a partir das 22h até as horas. A cidade também mantém todas as atividades em funcionando, respeitando distanciamento e capacidade reduzida conforme protocolo de biossegurança do setor. As festas e atividades que tenham potencial de aglomeração de pessoas permanecem suspensas.
A nova classificação coloca 32 municípios na bandeira vermelha de grau alto, 41 na bandeira laranja e seis na amarela. Nenhum município se enquadrou nas bandeiras cinza ou verde.
Segundo o secretário de Saúde de MS, Geraldo Resende, por conta da volta às aulas presenciais, uma nova atualização será divulgada na próxima semana, uma vez que classificação por bandeiras vai determinar como se dará a retomada das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino, prevista para o dia 2 de agosto.
Veja as orientações para cada bandeiramento:
- Bandeira cinza: podem funcionar apenas as atividades essenciais;
- Bandeira vermelha: permite o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco;
- Bandeira laranja: podem funcionar atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco;
- Bandeira Amarela: permite o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco;