A vacinação contra o Covid-19 terminou com confusão em Bonito. Alguns moradores que ficaram na fila para tentar garantir uma das 1.254 doses destinadas ao munícipio e não conseguiram, devido a procura intensa pelo imunizante, já que a faixa etária caiu de 43 para 30 anos, ficaram revoltados ao saber que após o término oficial da vacinação, pessoas conseguiram tomar a dose na famosa ‘xepa’.
A xepa da vacina, como ficou conhecida, trata-se das doses calculadas como perda operacional ou sobra, que simplificando, são as doses extras calculadas caso um frasco quebre ou mesmo, sobras dos frascos, ocasionadas por exemplo, por desistências na hora da vacinação, como foi relatado pela equipe responsável pela imunização e por leitores do Bonito Mais. “Muita gente pegou senha e depois foi embora sem tomar porque não era a vacina da Jhonsson”, detalhou um leitor.
Renata Oliveira, 34 anos, estava entre as pessoas que aguardavam na fila e foram informados por profissional da equipe de saúde sobre o término das senhas. “Eu cheguei aqui por volta das 6 horas e por volta das 9 horas um homem começou a distribuir as senhas na fila, o que na minha opinião já deveria ter sido feito desde o começo, porque evitava da gente ficar aqui por horas a toa, mas daí faltando umas 50 pessoas para chegar em mim, ele disse que havia acabado e que os demais poderiam ir embora. Eu não acreditei, perguntei novamente para ele, fui até o portão de entrada do Ginásio, perguntei para os outros servidores que estavam lá, insisti se não tinha mais nenhuma dose, e todos disseram que não. Aí eu fui embora, e pouco tempo depois, quando já estava no meu serviço, uma amiga ligou avisando que tinha uma nova fila em frente do ginásio e um monte de gente vacinando”, detalha ao acrescentar que voltou para saber o que estava acontecendo e foi informada sobre a xepa.
“Se sabiam dessas sobras, porque não avisou quem estava na fila ao invés de mandar a gente embora”, finalizou Renata.
A mesma situação foi relatada por outros leitores do Bonito Mais, tanto pelas redes sociais, como por mensagens direta, além de pessoas que ainda estavam no momento da confusão, mas preferiram não se identificar.
A reportagem conversou com a equipe de imunização e seguranças do local e todos reforçaram que as pessoas da fila foram informadas sobre as doses remanescentes e muitos ficaram e conseguiram vacinar. “Nós sempre falamos isso para quem está na fila e todo mundo sabe da xepa, é algo amplamente divulgado na mídia, e um procedimento padrão, não tem como eu saber quantas doses vai sobrar até encerrar o quantitativo previsto”, detalha Anália Queiroz, chefe de imunização do município.
Os moradores também criticaram o salto na idade mínima, passando de 43 para 30, que segundo eles, foi um dos fatores para a fila de aproximadamente 700 metros que se formou antes mesmo do dia amanhecer.
“É inadmissível pessoas passarem a madrugada em uma fila, principalmente com os 6 graus que fez, um sistema com cadastro resolveria isso, chega a ser desumano uma vacinação assim. Estava indo vacinar, recebi a informação de havia finalizado, 1 hora depois aparecerem novas vacinas, voltei e entrei na fila e aguardei, havia 10 pessoas na frente quando encerrou novamente. Uma faixa dessa é muito grande, 43 a 30 anos é muito grande, não estamos em uma competição de idade, estamos em uma pandemia e tudo tem que ser conduzido com uma pandemia”, relatou em suas redes sociais, Breno Teixeira.
Bonito recebe nesta quinta-feira (1º) 1.256 doses de vacina contra o Covid-19, sendo 655 doses da AstraZeneca, 355 da Janssen e 246 da Pfizer. Além de pessoas a partir de 30 anos, estavam inclusos no grupo professores de todas as idades com comprovação através de holerite, adolescentes a partir dos 12 anos com comorbidades severas, como por exemplo: câncer, coagulopatias, diabetes, renais crônicos, gestantes com laudo de autorização médica, gestantes e puérperas acima de 18 anos.