Porto Murtinho é uma das 13 cidades sul-mato-grossenses que participam dos estudos para comprovar na prática os resultados da imunização em massa e desde segunda-feira (5) faz uma verdade força-tarefa para vacinar os todos moradores. As equipes de saúde visitam casa por casa para aplicar a dose da Janssen na população maior de 18 anos.
Das 150 mil doses da Janssen, doadas pelo EUA (Estados Unidos da América) ao Brasil, enviadas ao Mato Grosso do Sul para vacinar as cidades que fazem fronteira com outros países, Porto Murtinho recebeu total de 6.135 doses.
A ação “Pente Fino”, como é chamada, leva de porta em porta essas doses do imunizante. Em três dias, a força-tarefa vacinou 736 pessoas e a meta é que em uma semana toda a população adulta da cidade receba imunização contra o covid-19.
Segundo os dados do e-vacine, o município já vacinou 48,75% da população com a primeira dose e 27,80% com a segunda. “Se você ainda não tomou a dose da vacina contra a covid-19, procure o Posto de Saúde Central do nosso município ou receba a equipe da saúde em sua casa. Proteja quem você ama”, apelou a prefeitura nas redes sociais.
Além de Porto Murtinho, outros 12 municípios do Estado, que também fazem fronteira com países vizinhos, promovem ações para a imunização em massa da população. São Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Corumbá e Ladário.