Uma nova onda de frio intenso deve chegar a Mato Grosso do Sul na próxima semana, conforme alerta divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Por conta disso, a Defesa Civil de Bonito pede doações de agasalhos e cobertores para atender a população mais vulnerável.
A nova massa de ar frio, de origem polar, começa avançar pelo Brasil na segunda-feira (26). A frente fria atuará no sul do país e promoverá chuva na região até a terça-feira (27). Logo se deslocará por partes do Sudeste e de Mato Grosso do Sul.
Por aqui, a queda nas temperaturas acontecem entre quarta e quinta-feira (28 e 29), após um fim de semana quente. Nesses dias o ar frio avança pelo oeste do Brasil (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul da Amazônia Legal) e também sobre São Paulo. Mais para o final da semana atingirá o restante do Sudeste e as demais áreas do Centro-Oeste.
As condições, segundo os meteorologistas, podem causar outro episódio de frio intenso, similar ou mais forte do que o evento do final de junho, quando a geada fez cidades do sudoeste acordarem com passagens cobertas de gelo.
Segundo o alerta da meteorologia, no Sul do país a temperatura pode ficar abaixo dos – 8°C. Se não sofrer alteração até o início da semana, a previsão garante ampla geada (de intensidade forte) em praticamente toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo.
Justamente por conta da promessa de frio intenso, a Defesa Civil de Bonito emitiu alerta e pediu doações de agasalhos e cobertores.
“Preparem-se com agasalhos e cuidados especiais com crianças, idosos e animais de estimação. Caso tenham agasalhos e cobertas para doar podem encaminhar para Secretaria de Assistência Social e outras entidades que ajudam o próximo. Precisaremos ser solidários”.
Essa é a terceira massa de ar frio que atinge o país neste inverno. Desta vez, deverá predominar sobre as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da região Amazônica.