Durante fiscalizações, policiais militares ambientais de Jardim encontraram área de matas ciliares às margens de córrego afluente do rio Miranda derrubadas e degradadas. O crime foi cometido para o plantio de pastagem para a criação de gado e o proprietário do local, de 64 anos, acabou multado em R$ 5 mil.
O flagrante ocorreu durante ações de orientação e educação para prevenção aos incêndios no município na tarde desta terça-feira (6). Ao visitar uma das propriedades da região, as equipes descobriram o desmatamento e prejuízo ao leito do córrego.
Segundo a polícia, o autor realizou o desmatamento da vegetação nativa das margens e degradou também o leito do córrego que passa por sua propriedade (área de preservação permanente – APP), sem autorização do órgão ambiental, só para aumentar a área de plantio de pastagem para a criação de gado.
As atividades foram interditadas e o proprietário notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada ao órgão ambiental. O homem é morador de Jardim e foi autuado administrativa, além de receber multa de R$ mil. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de três a seis meses de detenção.