O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul e atual presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, anunciou durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (17), que a partir do dia 24 de agosto, próxima segunda-feira, o toque de recolher será revogado no Estado.
Segundo Riedel, o avanço na vacinação e as medidas de controle do coronavírus seguidas até agora resultaram na melhora dos indicadores e tem permitido flexibilizações, como a inclusão de atividades na lista de essenciais, como foi o turismo de natureza na semana passada, e agora a suspensão do limite do horário de funcionamento dos estabelecimentos e circulação de pessoas.
“Os indicadores estão cada vez melhores, graças a Deus e graças ao trabalho de Mato Grosso do Sul na vacinação. Com isso nós decidimos, no âmbito do Prosseguir, a tirar da análise das bandeiras o critério de horário. Então isso vai ser publicado nesta semana e a partir do dia 24 de agosto, os estabelecimentos poderão funcionar a qualquer horário. Claro que os municípios podem tomar suas decisões”, detalhou.
O secretário também reforçou que as determinações de lotação continuam valendo. “É importantíssimo registrar que a limitação de lotação permanece conforme a bandeira, ou seja, bandeira cinza 30%, vermelha 50%, laranja 70%, amarela 90% e verde livre”.
Ainda segundo ele, o Comitê é dinâmico e a medida não é absoluta. “Nós estaremos muito atentos e não hesitaremos em tomar qualquer medida restritiva se assim for necessário. Como sempre dissemos, se as coisas não evoluírem, temos variáveis novas, tem situações específicas e muitas desconhecidas na pandemia ainda, que nós temos que continuar monitorando. Então se tivermos problemas e tivermos que tomar novas decisões, nós assim tomares, mas como sempre foi discutido no âmbito da economia e da saúde, a gente entende que é o momento de flexibilizar horário vinculado as bandeiras”, finalizou.