Portal da Rota Bioceânica – nova identidade do município, criada por meio de lei aprovada pela Assembleia Legislativa -, Porto Murtinho vem se transformando em um canteiro de obras jamais registrado em seus 109 anos de fundação. A histórica cidade fronteiriça, no extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul, está sendo preparada para se tornar o centro comercial da América Latina com a ligação rodoviária entre o Atlântico (Santos) e o Pacífico (Antofagasta, Chile).
Mais de R$ 50 milhões estão sendo investidos no município pantaneiro, com 20 obras em andamento, número que será duplicado com os novos projetos e licitações em andamento. São recursos públicos, onde o Governo do Estado participa com R$ 33,7 milhões, levando infraestrutura urbana, reformas do hospital e do aeroporto municipais e habitação. Os investimentos convergem também do caixa da prefeitura, governo federal e emendas parlamentares.
“A cada momento recebemos uma surpresa, com o anúncio de mais recursos chegando de todos os nossos parceiros”, afirma o prefeito Nelson Cintra, entusiasta com o futuro promissor de Porto Murtinho, que se transforma a cada dia. “É uma felicidade para nós estarmos prefeito num momento histórico para o município e para o Estado. É um sonho antigo, mas tudo se concretiza com a visão de estadista e empenho do nosso governador Reinaldo Azambuja”, diz.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, o desenvolvimento que Porto Murtinho vive é resultado de um trabalho conjunto. “Esse desenvolvimento que está acontecendo aqui é um trabalho de equipe, só está acontecendo tudo isso, primeiro porque o governador Reinaldo Azambuja fez um aporte de recursos, e também pela parceria com os deputados, não é só com o deputado Paulo Corrêa, mas com todos os 24 deputados estaduais”, afirmou.
Governo Presente
Cintra celebra os novos convênios assinados com o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Eduardo Riedel, para recapeamento de ruas, duplicação de um trecho de 1,3 km da BR-267, na entrada da cidade em direção ao centro, construção de pontes de concreto e 80 moradias populares. Com recursos próprios (R$ 11,5 milhões) e de emendas parlamentares, a prefeitura executa outras frentes, como a reurbanização do porto geral, reforma de escolas e prédios históricos e pavimentação.
“Temos buscado investimentos de todas as frentes para alavancar o crescimento do município e isso tem se concretizado através de diversas parcerias, que são os governos estadual e federal, as bancadas federal e estadual e o Sebrae”, pontua o prefeito. “Estamos recebendo um volume de recursos que pode chegar a R$ 100 milhões este ano, em diversas áreas. É a chegada do desenvolvimento econômico para nossa região que sempre buscamos”.
Em sete anos, o Governo do Estado destinou mais de R$ 86 milhões em projetos estruturantes na cidade, como implantação do sistema de esgotamento, pavimentação e drenagem e recuperação de ruas e avenidas. No ano passado, o govenador Reinaldo Azambuja entregou o Contorno Rodoviário, de 7,19 km, que tira o tráfego pesado da área central, ligando a rodovia BR-267 diretamente com os portos, que passaram a operar com incentivos fiscais.
“Porto Murtinho está no ápice dos investimentos para preparar aquela região para a concretização do corredor de exportação e importação pela Rota Bioceânica, além do fortalecimento e crescimento dos portos. Será a nossa nova Paranaguá, reduzindo distâncias marítima e tornando Mato Grosso do Sul mais competitivo”, declara o governador.
Obras estruturantes
Em pouco mais de dois anos, a isolada Porto Murtinho – 18 mil habitantes, distante 440 km de Campo Grande – passa por um processo transformador com a efetivação do corredor Atlântico-Pacífico, a partir da pavimentação do trecho no Paraguai, entre as fronteiras com o Brasil e a Argentina, e a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, em andamento. Paralelamente, a cidade atraiu moderno complexo portuário e se torna novo entreposto comercial pela hidrovia.
“A modernização em todo o Estado passa por um ponto muito importante, que é a Rota Bioceânica. Porto Murtinho é fundamental como importante polo de exportação dos nossos produtos, potencializando nosso setor produtivo”, afirma Eduardo Riedel. Recentemente, o secretário da Seinfra autorizou a reurbanização da entrada da cidade, com a duplicação da BR-267, e a construção de pontes de concreto nos rios Branco e Tererê, ao custo de R$ 12 milhões.
O governo federal também participa do plano estratégico para o município, com previsão de investimentos de R$ 350 milhões na duplicação e restauração de trechos da BR-267, tronco da Rota Bioceânica, em licitação, e implantação do contorno de acesso (13,10 km) da rodovia com a ponte internacional. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o projeto do contorno será concluído em outubro deste ano.
O pacote de obras em execução e em licitação pelo Estado inclui a restauração de 5.319m de ruas e avenidas, dentre as quais a 13 de Junho, e a reforma e ampliação do Hospital Oscar Ramires, que somam R$ 10,2 milhões em investimentos. Também estão sendo construídas 29 moradias no Bairro Dom Pepe, com projeção de mais 50 unidades, incluindo o Lote Urbanizado. A reforma e implantação da cerca operacional do aeroporto já foram iniciadas.
Fonte: Portal do MS