Uma mulher de 36 anos foi presa pela PMA (Polícia Militar Ambiental) ao ser flagrada pescando no Rio Mimoso, na região da MS-345 – via de acesso ao distrito Águas de Miranda – no fim da tarde desta terça-feira (23). A pesca de qualquer natureza no rio é proibida, assim como no Formoso e no da Prata.
Conforme o boletim de ocorrência, os policiais realizavam patrulhamento na região e surpreenderam a mulher. Ela havia capturado um Piau-Três-Pintas, com comprimento de 29 centímetros. Por conta disso, recebeu voz de prisão por crime ambiental de pesca predatória, que tem pena prevista de um a três anos de detenção. Ela ainda foi multada em R$ 2.029,00.
Além de a pesca no Rio Mimoso ser proibida durante todo o ano, Mato Grosso do Sul está na Piracema, época em que os peixes sobem os rios em direção às cabeceiras para a desova. Por conta disso, se unem em numerosos cardumes e se tornam presas fáceis e justamente para garantir a reprodução e o povoamento, nesse período é proibida a pesca em todo Estado.
O período de piracema nos rios sul-mato-grossenses começou em 5 de novembro e vai até 28 deste mês.