O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho, foi marcado por homenagem aos empresários que desenvolvem a reciclagem na Capital do Ecoturismo e assim promovem ações efetivas de preservação ambiental.
Neste ano, sete empresas foram escolhidas para receberem o diploma “Amigo do Meio Ambiente” em Bonito, que desde 2018 é entregue a cidadãos, entidades e associações que desenvolvem de forma significativa projetos e ações para melhorar as condições do Meio Ambiente no município.
A cerimônia de entregue aconteceu na manhã deste sábado na Câmara Municipal de Bonito. Durante o evento, o prefeito de Bonito Josmail Rodrigues (PSB) reforçou a importância em destacar o trabalho realizados pelos empresários da cidade que atuam de maneira efetiva na proteção ao meio ambiente.
Em seu discurso, o prefeito ressaltou as inciativas de reciclagem na cidade e reforçou que o município trabalha para implantar uma lei ambiental própria.
A Secretária da SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Ana Cristina Trevelin, lembrou que os empreendedores que atuam na coleta e comercialização de resíduos recicláveis, legalizados ou não, recolhem mais de 100 toneladas por mês de resíduos. “O que equivale a aproximadamente 12% dos Resíduos Sólidos Urbanos gerados pela cidade de Bonito”, destacou. Esse trabalho tem impacto direto na diminuição da pressão ambiental no Aterro Consorciado em Jardim/MS.
A solenidade marca a semana do Meio Ambiente, que começou ontem com a inauguração do primeiro bueiro ecológico de Bonito. O projeto consiste na instalação de três cestos de contenção no bueiro, que impedem o lixo vá parar nos rios do município.
Iniciativa do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), com apoio da prefeitura e de uma empresa local, tem objetivo de conscientizar a população sobre a preservação do Rio Formoso e dos córregos da região. Para chamar atenção da população, o bueiro foi pintado e marcado com a frase “”O rio Formoso começa aqui”.
A sexta-feira (4) também foi marcada com a inauguração da placa do Viveiro Municipal Eduardo Domingos Tumelero e pelo lançamento do Agro Ecoponto, um ponto de coleta seletiva feito de pneus, no Sindicato Rural de Bonito.
Confira a lista dos empresários que receberam o diploma “Amigo do Meio Ambiente”:
Cooperatativa de Catadores do Paraíso de Bonito
Jaquerlene Ortega Cardoso
Reciclagem do Luiz
Luiz Carlos Rodrigues Souza
Fantasia Reciclagem
Maria de Fátima Nascimento
Casa do Vidro
Gina Tolfo Felix
Sucata do Mario
Mario da Conceição
Ambiental Coleta de Resíduos
Flavio Matos
Ciclo Azul
Lívia Medeiros Cordeiro