Embora a Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul tenha cancelado o Carnaval de Rua e esteja sob decreto restritivo, que proíbe a realização de festas e shows até o dia 5 de março, a expectativa é de que mais de 15 mil pessoas visitem a cidade durante o feriado prolongado.
Dados da Secretaria de Turismo de Bonito apontam que até a manhã desta sexta-feira (25), 10,4 mil turistas já adquiriram vouchers para passeios entre os dias 26/02 e 03/06. Os números correspondem a reservas já realizadas e não levam em consideração os visitantes que chegam de última hora, por exemplo, por isso a extimativa maior.
Tendência
O Ministério do Turismo lançou, no dia 15 de fevereiro, uma Revista de Tendências do Turismo, com um retrato das projeções para a atividade no período pós-pandemia e que impulsionará a retomada das atividades turísticas ao longo de 2022. O documento, produzido pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur), traz entre as tendências do setor o turismo de experiência, o turismo gastronômico e as férias com autocuidado. Bonito está entre os 25 destinos destacados.
Uma tendência marcante, segundo a publicação, é a busca, por parte dos viajantes, por destinos seguros do ponto de vista sanitário – lembrando que Bonito recebeu em fevereiro de 2021, o selo internacional de turismo seguro ‘Safe Travels’, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC – World Travel & Tourism Council). Já de olho nesta demanda, ainda em 2020, a Pasta lançou o Selo Turismo Responsável com protocolos de biossegurança para 15 atividades do setor e que já tem mais de 30,7 mil selos emitidos em todo o Brasil. A Revista de Tendências apresenta a lista com os 10 municípios com maior quantidade proporcional de selos em comparação ao número de empreendimentos inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).