O Festival de Inverno de Bonito em 2022 chegou ao fim nesse domingo, dia 28 de agosto, e já deixou gostinho de saudade. Segundo os organizadores, em quatro dias de festa, 80 mil pessoas passaram pelo evento montado no centro da capital do ecoturismo, número quase sete vezes maior do que o esperado pelos organizadores.
Após dois anos suspenso, o Festival de Inverno voltou em 2022 de “cara nova”. Além da variedade de atividades culturais, a data da festa, tradicionalmente no fim de julho, foi adiada para a última quinzena de agosto. Quem duvidava do sucesso e do reconhecimento do evento em Mato Grosso do Sul, agora tem certeza que Bonito já faz parte do mapa cultura do Estado.
Segundo os organizadores, 80 mil pessoas passaram pelos Festival e aproveitaram as 122 atividades promovidas durante os quatro dias de festa. A expectativa anunciada antes do evento era de 10 a 12 mil visitantes.
Na estimativa da Polícia Militar, que fez a segurança na cidade com mais de 100 policiais nas ruas, cerca de 10 mil pessoas participaram da festa por dia. O número leva em consideração apenas a área urbana de Bonito, não conta a movimentação no Distrito Águas do Miranda e no Assentamento Guaicurus, onde o evento também esteve presente.
O dia com maior número de público foi a abertura do Festival de Inverno, no dia 25 de agosto durante o show do cantor Daniel. Balanço da polícia contabiliza mais de 8 mil pessoas apenas no espaço em frente ao Palco das Águas, montado na Rua General Osório com Pilad Rebuá, uma prova que Mato Grosso do Sul de fato é a terra do sertanejo.
Grandes nomes da música, como Vanessa da Mata, Gaby Amarantos e a banda Ira! passaram pelo palco principal. Muita arte, moda, educação e cultura encantaram o público que esteve em Bonito de 25 a 28 de agosto.
A multidão que viajou ao município reanimou também a economia. Restaurantes ficaram cheios e os hotéis da cidade com 100% de ocupação.
Seis dias antes do Festival, o balanço preliminar feito pela ABH (Associação Bonitense de Hotelaria) contabilizava 80% dos leitos ocupados na cidade, além de 150 casas alugadas por aplicativos. Conforme a presidente da associação, Silvia Schmidt, Bonito conta com cerca de 7500 leitos e durante o festival, todos foram usados.
“Com certeza temos um dos melhores festivais do Brasil e cumprimos nossa missão, enquanto governo, ao dar continuidade a esse projeto que reúne todas as vertentes da nossa cultura, promove o entretenimento e movimenta a economia”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.