Anta morre em colisão com veículo de passeio na MS-178

Últimas Notícias

Mais um caso de atropelamento de animal silvestre foi registrado em Bonito na noite desta sexta-feira (7). Desta vez a vítima foi uma anta, adulta, de aproximadamente 200 kg, que morreu após ser atingida por um veículo de passeio, na MS-178, cerca de 15 km do Aeroporto Regional de Bonito.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Bonito, que atendeu a ocorrência, o condutor do veículo não se feriu, porém o carro teve a frente completamente destruída com a batida.

Dados levantados pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado, tomando em conta 600 quilômetros de estradas que são monitorados entre Bonito e Aquidauana, revelam que por mês de 45 a 50 animais morrem vítimas de acidentes. O que os números não mostram é que, além das mortes desses animais silvestres, o que já é um fator muito grave, considerando que estamos tratando muitas vezes de animais em risco de extinção, como os tamanduás bandeiras, os acidentes podem ocasionar óbitos humanos, diante da colisão.

Projeto Estrada Viva

Para mitigar as mortes no trânsito, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Agesul/Seinfra, desenvolveu o programa Estrada Viva – a fauna pede passagem – programa permanente de monitoramento e ações de redução de atropelamento de animais silvestres nas rodovias MS 040, MS 178, MS 382, MS 339, MS 345 e MS 450.

O programa “Estrada Viva”, desenvolvido desde 2016 em parceria com o Centro de Estudo em Meio Ambiente e Áreas Protegidas  da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Cemap/UEMS), cataloga as espécies atropeladas e identifica os principais pontos de passagem dos animais para propor medidas preventivas e de mitigação dos incidentes.

Notícias Relacionadas

Inmet publica alerta de chuvas intensas para Bonito a partir das 13h desta terça-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de chuvas intensas para Bonito, começando a partir das 13 horas desta...