Pelo menos 30 famílias da região do Pesqueiro do Noé, no Distrito Águas do Miranda, em Bonito, foram surpreendidas pelas enchente do Rio Miranda durante a madrugada desta segunda-feira (27). O rio ultrapassou a marca de 9 metros acima do nível e invadiu as propriedades por volta da 1 hora, não dando tempo sequer dos moradores recolherem animais e veículos.
Conforme representante do distrito, Sonia Percigili, a enchente já era esperada pelos moradores, devido a chuva torrencial da última sexta-feira (24) na área urbana da cidade e por isso o nível do rio estava sendo monitorado constantemente, porém o que surpreendeu foi o fato do rio subir de uma vez durante a madrugada.
“Eles não esperavam esse volume de água e foram pegos de surpresa de madrugada. A situação é grave, muitos não tiveram tempo nem de tirar o carro do local e ficaram ilhados. Nós aqui do distrito estamos prestando apoio as famílias, ajudando na remoção e ao mesmo tempo, atendendo as famílias do distrito que estão em local de risco, porque essa água não vai demorar a chegar aqui”, detalhou.
Segundo a moradora, 20 famílias do distrito também já foram retiradas de suas casas e realocadas em locais seguros. A expectativa é que a enchente chegue no distrito por volta das 13 horas de hoje. Equipes da Secretaria de Obras e Assistência Social do município, bem como a Defesa Civil estão atuando na coordenação das ações de apoio aos desalojados, ajudando na remoção das famílias e prestando apoio com água potável, sacolões e lonas para retirada dos pertences dos moradores.