A Câmara Municipal de Bonito vota nesta segunda-feira (6) projeto de lei que autoriza o município a firmar convênio para contratação de profissionais especializados no método ABA (na sigla em inglês para Applied Behavior Analysis), desenvolvido para o tratamento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
O projeto foi encaminhado pelo prefeito Josmail Rodrigues para a Casa de Leis e deve entrar em votação ainda nesta segunda-feira.
As estratégias e técnicas usadas nas intervenções baseadas em ABA para o TEA têm como objetivo de ajudar a lidar com comportamentos prejudiciais para a pessoa e ensinar habilidades essenciais para seu desenvolvimento.
O município conta hoje com um número significativo de crianças diagnosticadas com TEA, o que fez o prefeito Josmail buscar uma forma de atender essa demanda firmando convênio com o Hospital Darci João Bigaton para a contratação desses profissionais, que serão disponibilizados para o CER (Centro de Especialidades em Reabilitação).