A primeira semana de agosto foi marcada por muita fumaça na Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul, tendo o ápice nesta quarta-feira (7), quando Bonito amanheceu encoberto por uma fumaça densa, atrapalhando a visibilidade e embora não haja focos de incêndios florestais perto da área urbana, a velocidade com que o fogo tem avançado pela região do Pantanal faz com que a fumaça acabe chegando com bastante intensidade no município.
O subcomandante do Corpo de Bombeiros de Bonito, tenente Machado, relatou ao Bonito Mais que desde o início da temporada de incêndios florestais, militares do município estão se revezando para auxiliar no combate ao fogo em diferentes regiões do Pantanal.
“Mandamos três militares a cada 15 dias, que ficam a disposição da central de combate a incêndios para compor os grupamentos que serão encaminhados aos locais prioritários. Hoje nós também mandamos um caminhão nosso, com equipe maior, para apoiar um combate em Miranda para ver se conseguem salvar as pontes de madeira e conter o fogo que está bem intenso por lá”, detalha Machado.
A previsão de chuva para está quinta-feira (8), que deve trazer também nova frente fria, com mínima de 8 ºC, é a esperança dos bombeiros para controlar um pouco as chamas. “Estamos torcendo para que seja uma chuva significativa, que nos ajude no combate. O trabalho tem sido muito difícil, o vento é um agravante e uma chuva fará a diferença, com certeza”, finaliza o tenente.
Cuidados:
Além da fumaça densa, a umidade do ar está bastante baixa em Bonito, por isso é recomendado atenção redobrada com crianças e idosos, evitar longas exposições ao sol e atividades físicas, além de beber bastante água.
A Secretaria de Meio Ambiente do município também pede a colaboração dos moradores para que evitem novos focos de incêndio, até mesmo em pequenas proporções, como colocar fogo em folhas ou lixo.
Previsão:
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com a aproximação da frente fria, há grandes possibilidades de chuva para Bonito nesta quinta-feira e sexta-feira (8 e 9).
A temperatura também deve cair significativamente, chegando à casa dos 5 ºC entre sábado e domingo.