O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, participou de reunião com o Médico do Trabalho e Perito Trabalhista, responsável pela análise de atestados no município, Dr. Walfrido Augusto Araújo Ferreira para tratar sobre o alto índice de atestados registrados em Bonito, buscando uma solução para o problema, que tem gerado altos custos aos cofres públicos.
Entre os assuntos abordados, está a mudança no decreto atual que trata sobre os termos de afastamento dos servidores municipais por questões de saúde e na data de pagamento da folha, que a partir de janeiro de 2025 será realizada até o 5º dia útil do mês subsequente, e não mais dentro do próprio mês, como ocorreu até dezembro deste ano.
“Para pagarmos os servidores dentro do próprio mês, precisávamos fechar a folha até o dia 20, aí algumas pessoas aproveitavam para pegar atestados após essa data, entre dia 20 e 30 de cada mês, por exemplo, para que a análise e se for o caso, o desconto, ocorresse apenas no outro mês, com isso acabávamos perdendo alguns prazos e esses atestados não eram analisados corretamente, o que não vamos mais permitir que aconteça”, detalha o prefeito.
Segundo Josmail, a medida não visa prejudicar nenhum servidor, apenas que o cumprimento correto da legislação vigente e não oneração dos cofres municipais.
Também participaram da reunião as secretárias de Saúde, Ana Carolina Colla, e de Educação, Eliana Fregatto, o procurador jurídico do município, Osmar Prado e equipe do Recursos Humanos do município.
Fonte: PMB