Hospital de Bonito registra 356 nascimentos em 2025; maioria são meninos

0
595

O Hospital Darci João Bigaton divulgou o número de nascimentos na unidade em 2025. Ao todo, vieram ao mundo 356 novos bonitenses, sendo 53% deles, do sexo masculino.

Conforme o relatório, foram 192 meninos nascidos, contra 164 meninas.

Outro dado que chama atenção é o tipo de parto, sendo 289 cesarianas e apenas 67 partos normais, ou seja, menos de 20% do total. Segundo a unidade, vários fatores interferem neste número, sendo a decisão da gestante uma delas.

‘Mesmo sendo orientadas sobre as vantagens do parto normal e os riscos da cesariana, muitas gestantes optam pela cesariana por diferentes motivos, entre eles o medo da dor do parto normal, experiências negativas anteriores, relatos de partos traumáticos, ansiedade em relação à imprevisibilidade do trabalho de parto e o desejo de maior controle sobre o momento do nascimento’.

O número corresponde apenas aos nascidos no Hospital do município e não contabiliza crianças naturais de Bonito que nasceram em outras cidades.

Veja a nota do Hospital na íntegra:

Durante todo o pré-natal, as gestantes são acompanhadas e orientadas pela equipe multidisciplinar sobre todas as vias de parto disponíveis. O parto normal é sempre apresentado como a opção mais recomendada do ponto de vista científico, por estar associado a menores riscos e melhor recuperação materna e neonatal. Também são esclarecidos, de forma transparente, os possíveis riscos da cesariana, por se tratar de um procedimento cirúrgico.

No entanto, conforme prevê a legislação brasileira, a partir da 39ª semana de gestação, a gestante tem o direito de optar pela cesariana eletiva, desde que esteja devidamente informada. Essa decisão é respeitada pela instituição, que prioriza a autonomia da mulher e o cuidado seguro.

Mesmo com todas as orientações recebidas durante o pré-natal, muitas gestantes optam pela cesariana por diferentes motivos, entre eles o medo da dor do parto normal, experiências negativas anteriores, relatos de partos traumáticos, ansiedade em relação à imprevisibilidade do trabalho de parto e o desejo de maior controle sobre o momento do nascimento. Fatores emocionais, culturais e familiares também influenciam essa escolha.

O Hospital Darci João Bigaton reforça que seu papel é garantir informação de qualidade, acolhimento e segurança, respeitando as escolhas das gestantes e assegurando que todo parto, independentemente da via, ocorra com responsabilidade, assistência adequada e foco na saúde da mãe e do bebê.