A Prefeitura de Guia Lopes da Laguna decretou ponto facultativo nos três dias que antecedem a Sexta-Feira Santa, dia 2 de abril. Por conta disso, os órgãos públicos municipais, com exceção dos que prestam serviços essenciais, não serão abertos durante o resto da semana.
O comunicado foi publicado na tarde desta segunda-feira (29). Os dias 30, 31 de março e 01 de abril, serão considerados ponto facultativo nas repartições públicas do município, com exceção dos órgãos de saúde e serviços essenciais, determinados no decreto municipal de 29 de março de 2021.
“A Administração Municipal solicita à população que continue respeitando o distanciamento social e tomando os cuidados como o uso de máscaras, álcool gel e observando as proibições impostas pelas autoridades de saúde”, pede a prefeitura no comunicado.
Guia Lopes da Laguna segue o decreto estadual que determina o fechamento dos serviços não essenciais até o dia 4 de abril e estipula o toque de recolher em todo Mato Grosso do Sul das 20h até às 5 h durante a semana e das 16h às 5 horas aos fins de semana. Além disso, desde sábado (27) não é permitido a circulação de pessoas na feira livre. As vendas são liberadas apenas em modo delivery e drive-thru, das 6h às 14 horas.
Todos as medidas de restrição são tentativas de evitar a proliferação do coronavírus e assim conter o avanço da Covid-19 em Mato Grosso do Sul. No município, 521 casos foram confirmados e 13 morreram em decorrência da doença.
O decreto do ponto facultativo está de acordo com a Lei n.º 9.093, de 1995, que insere a data no tríduo pascal, quando se realizam as últimas celebrações da semana santa. O tríduo pascal tem início na quinta-feira santa à noite e termina no domingo de Páscoa, em que se comemora a ressurreição de Jesus.