A Prefeita de Jardim, Clediane Matzenbacher decretou nesta quinta, 11, Situação de Emergência por causa da pandemia de Covid-19 no município. Na prática, o decreto possibilita que o município lance mão de medidas de prevenção contra a proliferação do coronavírus, previstas na lei federal Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. A lei trata de temas como isolamento social, quarentena, entre outros.
No mesmo dia da decretação do estado de emergência, a prefeita decretou alterações no toque de recolher, que passa a valer com as seguintes regras:
Lojas de conveniência, distribuidora de bebidas e bares – atendimento delivery até as 00h (meia noite), para retirada e presencial até às 23 h (vinte e três horas), nos seguintes termos:
Padarias e docerias – atendimento delivery até 00h (meia noite), para retirada e presencial até as 23 h (vinte e três horas), nos seguintes termos.
Restaurantes, pizzarias, lanchonetes, ambulantes (lancheiros), espetinhos e marmitarias – atendimento delivery até às 00h (meia noite), para retirada e presencial até às 23 horas, nos seguintes termos.
As alterações ocorrem, segundo a Prefeitura de Jardim, porque no cenário epidemiológico apresentado pelo Prosseguir [Programa de Saúde e Segurança na Economia, do Governo de MS], em 10 de fevereiro, Jardim foi enquadrado na faixa de bandeira laranja.
O boletim epidemiológico da Prefeitura de Jardim, divulgado na quinta, 11, apresenta os seguintes dados:
687 casos confirmados
641pessoas estão recuperadas da Covid-19
14 pessoas estão em isolamento domiciliar
01 pessoa internada na UTI do Hospital Marechal Rondon
01 pessoa está internada na enfermaria ( Hospital da Unimed em CG)
12 pessoas aguardam o resultado do LACEN
30 óbitos confirmados por Covid-19
998 casos foram descartados
*06 casos confirmados foram de pessoas que estavam em trânsito no município.