A Secretaria de Obras de Jardim realizou a limpeza de terrenos durante ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti nesta quinta-feira (25). Nesta manhã, as equipes retiraram lixos e entulhos de áreas da Vila Carolina.
A ação é uma parceria entre a Secretaria de Obras e a vigilância em saúde e controle de vetores e tem como intuito evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Os trabalhos das equipes se concentraram em terrenos onde se acumulavam entulhos. A limpeza foi feita com retroescavadeiras e foi acompanhada pelo vice-prefeito e secretário de Obras, Geraldo Alencar e pelo vereador Huns Müller.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (24) pela Secretaria de Estado de Saúde, Jardim registrou 16 casos de dengue neste ano. No mapa estadual, a cidade está classificada com baixa incidência da doença, ou seja, abaixo de 100 casos por 100 mil habitantes.
Em Mato Grosso do Sul já foram registrados 5.549 casos em 2021. O Estado está com média incidência de casos, que acontece quando a registrado de 100 a 300 casos por 100 mil habitantes. Neste ano, três pessoas morreram em decorrência da dengue. As vítimas moravam em Corumbá, Dourados e Campo Grande.
Ainda conforme o boletim epidemiológico, a principal ação a ser feita pela população é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa acumular, em qualquer época do ano. “Além do Aedes Aegypti transmitir a Dengue hoje o mosquito tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública por transmitir também o vírus Zika e a Febre do Chikungunya”.