A vacinação contra o coronavírus para pessoas com 60 anos ou mais segue acontecendo em Miranda. No fim de semana o município efetuou a vacinação de 481 pessoas pelo sistema de drive-thru. Na avaliação da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, o ritmo de vacinação não está lento.
PNI
Miranda, como todos os municípios brasileiros, depende das vacinas do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.
Pelo segundo mês seguido, o Ministério da Saúde vai disponibilizar menos doses de vacinas contra o novo coronavírus do que o inicialmente previsto em seus cronogramas. Já lento, o processo de imunização fica ainda mais prejudicado por esse erro de planejamento, exatamente no pior momento da pandemia no Brasil, que atinge números recordes de casos, mortes e ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por causa da covid-19.
Em 17 de fevereiro, a área da saúde do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) previa cerca de 35 milhões de doses em março. Já no cronograma apresentado no dia 19 deste mês, a estimativa subiu para pouco mais de 38 milhões.
Porém, o país receberá 27,6 milhões até 31 de março em um cenário mais otimista. Ou seja, 73% do originalmente prometido pelo então ministro Eduardo Pazuello, que deixou a pasta esta semana. Esse número pode ficar ainda menor. Podem ser apenas 24,7 milhões (65% do previsto) caso a Focruz não entregue o planejado.
No mês de fevereiro, o governo também não entregou a quantidade prometida. E, para abril, já é certo que a previsão também não será cumprida mais uma vez —a Fiocruz indicou que não conseguirá entregar cerca de 12 milhões de doses no mês que vem
Desde o começo da campanha de imunização até a tarde de sexta-feira, 26, o governo federal afirmou ter distribuído 30,7 milhões de doses. O novo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta semana que sua principal meta é vacinar 1 milhão de pessoas por dia, mas não disse como pretende fazer isso.
Serviço
As pessoas de Miranda, com 60 anos ou mais, que ainda não se vacinaram devem entrar em contato com a Prefeitura pelo fone (67) 3242-1005.
Com informações da UOL