Um livro didático bilíngue escrito em terena e em português no formato de apostila com atividades será distribuído pelo Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) para escolas públicas indígenas de Miranda, MS, cidade com a maior população indígena terena do Brasil.
Segundo o instituto serão 500 livros que poderão ser utilizados pelos alunos indígenas da educação infantil para apoiar as atividades escolares remotas nestes tempos de pandemia, em que as aulas presenciais estão suspensas sem previsão de retorno em Miranda.
O livro, chamado Kalivono Educação Infantil já foi utilizado pelas escolas indígenas de Miranda em anos anteriores. Criado por um projeto do Ipedi que envolveu professores indígenas, o volume 1 do livro será reimpresso e distribuído para as escolas indígenas locais utilizarem. Assim o Ipedi busca oferecer suporte para professores indígenas durante a pandemia.
O Kalivono recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. “Estamos organizando a parte burocrática para que possamos entregar estes livros para os alunos o mais rápido possível e, assim, realizarmos mais este apoio à educação escolar indígena nestes tempos de pandemia”, afirma Denise Silva, presidente do Ipedi. “Viabilizamos patrocínio para imprimirmos o volume 1. Agora trabalhamos também em busca de recursos para imprimirmos o volume 2 do livro”, finaliza Denise.
Miranda tem cerca de 8 mil indígenas vivendo em oito aldeias.