Na madrugada deste sábado, 17, dois pacientes em estado considerado grave foram transferidos de Miranda – um para Campo Grande e outro para Corumbá. Não eram pacientes intubados, mas que precisavam de atendimento mais especializado que o que pode ser oferecido localmente. Todos os municípios menores têm a mesma situação de Miranda: precisam enviar pacientes em situações consideradas mais graves para centros de referência de tratamento de covid. Estes centros estão em cidades como Campo Grande e Corumbá. As vagas para estes locais são reguladas pelo Complexo Regulador Estadual (Core), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES).
As vagas para os pacientes transferidos hoje foram liberadas com certa rapidez se comparadas com o prazo para a liberação de vagas dos últimos dias, segundo Letícia Filartiga diretora do Hospital Municipal Renato Albuquerque Filho, que também é responsável Hospital de Campanha Covid. “Até a semana passada estávamos com 120% de lotação. A gente não conseguia transferir paciente. Agora temos sinais de que a situação está melhorando… como essas duas vagas de hoje, saíram muito rápido. Não eram pacientes intubados, mas que precisavam de mais cuidados. Mas foi muito rápido, a gente nem esperava que as vagas saíssem tão rápido assim”, afirma Letícia.
As autoridades de saúde alertam que, embora a situação pareça se estabilizar, a população precisa seguir as medidas de segurança sanitária: distanciamento social, uso de máscara, uso de álcool gel.