O sexto lugar na categoria estreante da Copa Norte de Velocross no ano passado é o mais recente capítulo de êxito na vida do atleta Breno Figueiredo do Amaral.
Natural de Bodoquena, mas mirandense “de coração”, Breno iniciou no velocross em 2017. De lá para cá a paixão pelas motos se transformou em atividade esportiva profissional. No campeonato estadual de 2020, Breno foi o 5º lugar. “Desde criança Breno já gostava de motos e tinha o sonho de participar de corridas”, conta o atleta que, com a pandemia, enfrenta dificuldades para seguir competindo. “A principal dificuldade é a falta de apoio, patrocínio”, relata Breno.
Mas ele não desiste dos sonhos.
“Realizar um sonho de criança, fazer ele acontecer não há preço que pague, um dia de Deus quiser estarei no podium sendo campeão e representando Miranda”, finaliza o atleta.
Sobre o velocross
O velocross, também conhecido no Brasil como Veloterra, é uma modalidade que entra dentro do universo dos esportes radicais a motor. Pilotos aceleram suas motos, competindo dentro de um circuito especialmente desenhado para a corrida sobre terra batida e as vezes muita lama.
As competições deste tipo de modalidade ocorrem em pistas fechadas, e dependendo da categoria a prova pode ter uma duração de 12 a 15 minutos com a adição de mais duas voltas. Ao término da duração do tempo da corrida, o diretor de prova responsável indica que faltam as duas voltas finais para a conclusão da disputa e para a bandeirada de encerramento.
As regras e a coordenação de competição do velocross no Brasil é regulada pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) em conjunto com as federações regionais. A modalidade velocross vem ganhando muitos adeptos nos país, principalmente por dar a oportunidade e alternativa para apaixonados pela competição de motos off-road que não podem arcar com o alto investimento do Motocross – uma prática esportiva que inspirou o surgimento do velocross, mas que possui em seu circuito de competição obstáculos que desafiam a estrutura mecânica das motos e até mesmo o nível físico dos competidores.
Com informações de balasso.com.br