Miranda baixou a faixa-etária de vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 55 anos. A decisão foi publicada pela Prefeitura na noite da quinta-feira, 27, logo após o anúncio de que o Ministério da Saúde liberou a vacinação por faixa etária, fora do grupo prioritário.
O Plano Nacional de Imunização (PNI) tem uma ordem de prioridades que deve ser seguida. Antes, para baixar a faixa etária, o município deveria completar a vacinação dos grupos prioritários. A partir de agora, a faixa etária poderá ser baixada, paralelo à vacinação destes grupos prioritários.
A nova regra foi proposta por Mato Grosso do Sul na reunião da quinta, 27, da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) – que reúne representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). “Será mantido o Plano Nacional de Imunização (PNI), mas também agora podemos dar início a vacinação por idade. Descendo até chegar ao limitador da aplicação, que são as pessoas com 18 anos”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.
Em Miranda, já nesta sexta-feira, 28, estão disponíveis vacinas para pessoas a partir de 55 anos nas unidades de saúde da cidade. As pessoas devem procurar os postos de seus bairros para se imunizarem.