O trabalho de resgate e fortalecimento da identidade cultural de comunidades indígenas da região do Pantanal virou tema de podcast idealizado por pesquisadores vinculados à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
O programa, que está disponível em agregadores de podcast como Sopotfy e Google Podcasts, leva o título InterAtes e em alguns dos seus episódios mais recentes da temporada atual, aborda a experiência do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) na criação de materiais de literatura e didáticos para apoiar comunidades tradicionais do Pantanal, como indígenas e ribeirinhas, a melhorarem indicadores educacionais, respeitando a diversidade cultural e criando as bases de projetos de desenvolvimento sustentável para tais comunidades.
A presidente do Ipedi, professora Denise Silva, participa do podcast “por conta da interação que percebo ocorrer nos materiais produzidos pelo instituto. São livros que promovem uma infinidade de conexões que considero extremamente promissoras”, explica Paulo Custódio de Oliveira, o idealizador do InterArtes, que destaca ainda o caráter social do trabalho. “Todas estas instâncias midiáticas mobilizadas no sentido de defender aguerridamente o bem-estar de sociedades fragilizadas, como comunidades indígenas e ribeirinhas”, completa Oliveira.
O Podcast
Idealizador do podcast InterArtes, Paulo Custódio de Oliveira é professor da graduação em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD. O programa é uma ação do grupo de pesquisa que leva o mesmo nome, InterArtes e que busca “contribuir na formação de um Professor de Letras com senso crítico amplo, um profissional mais conectado com várias linguagens artísticas (televisão, cinema, histórias em quadrinhos, series, etc) como exige nosso ambiente escolar contemporâneo”, explicou o professor Paulo Custódio, por entrevista que concedeu ao Bonito Mais por aplicativo de mensagens.
Serviço
Veja o programa no Youtube aqui
Ouça o 1º episódio do podcast com o projeto de Miranda aqui
Ouça o 2º episódio do podcast com o projeto de Miranda aqui