O Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi), com sede em Miranda, no Pantanl de Mato Grosso do Sul é parte do grupo brasileiro de trabalho da Década Internacional das Línguas Indígenas, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa chamar a atenção da mundo para a importância de preservar as línguas indígenas.
“Participar de um movimento mundial tão importante demonstra o reconhecimento que o Ipedi alcançou ao longo dos anos no desenvolvimento de projetos sociais, especialmente com comunidades indígenas do Pantanal de Mato Grosso do Sul”, diz a presidente do instituto, doutora Denise Silva
Segundo a ONU, “a Década Internacional das Línguas Indígenas é uma oportunidade única para a conscientização sobre a importância das línguas indígenas para o desenvolvimento sustentável, construção da paz e reconciliação nas sociedades. Além disso, contribui para a mobilização das partes interessadas e de recursos em todo o mundo para apoiar e promover as línguas indígenas em âmbito mundial”.
O Ipedi é uma organização não-governamental que desenvolve projetos sociais junto a comunidades tradicionais pantaneiras.