Miranda vai receber investimentos de R$ 12.780.825,11 em obras de saneamento básico. Os recursos serão aplicados em obras que serão realizadas pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), estatal do Governo de MS, que detém a concessão da exploração dos serviços de saneamento no município.
Os investimentos autorizados incluem a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade de 40L/s, a execução de 24.879 metros de rede coletora de esgoto, mais 1200 ligações domiciliares de esgoto e construção de sete estações elevatórias.
Segundo a Sanesul, com as obras, Miranda deve ultrapassar a marca de 70% de cobertura de saneamento básico.
A licitação para a realização das obras foi autorizada em solenidade no escritório regional da Sanesul em Miranda, na tarde desta terça-feira, 15, com a presença do diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior e do prefeito de Miranda, Fábio Florença (PDT), entre outras autoridades.
“Quero agradecer ao presidente da Sanesul, Waltinho, de coração, porque atendeu ao pedido da nossa cidade”, afirmou Fábio Florença, se referindo especialmente à construção de uma nova ETE, para minimizar os transtornos do mau-cheiro causadopela atual ETE, que fica na Avenida João Pedro Pedrossian.
“A Sanesul tem que se reinventar para atender à demanda da população”, afirmou Walter Carneiro Júnior, ao informar que, com a autorização de licitação assinada, as obras podem começar já no primeiro semestre de 2022.
Walter Júnior destacou o trabalho incansável dos funcionários da Sanesul, lembrando que os escritórios regionais de Miranda e Aquidauana são destaques na gestão, pois alcançaram as metas impostas pela diretoria da empresa. Segundo o presidente da empresa, a dedicação dos funcionários foi fundamental para que a Sanesul contratasse cerca de R$ 460 milhões em obras para vários municípios de Mato Grosso do Sul.
O presidente da Câmara Municipal de Miranda, André Vedovato (PDT), que falou representando os vereadores presentes, lembrou a importância dos investimentos para resolver os problemas de fornecimento de água que afetam a população mirandense. “A população de Miranda fica grata em receber estas obras”, afirmou André, lembrando que os vereadores foram muito procurados nos últimos dias, por mirandenses, afetados por problemas pontuais de fornecimento de água.
Participaram da solenidade ainda: o coordenador regional do Governo de MS, Gerson Prata; o vereador Emiliano Martins (PT); o vereador Francisco Medeiros (PSDB); a vereadora Elange Ribeiro (PSD); a vereadora Sibeli Faustino (PTB).