No sábado, 05 de março, a Prefeitura de Miranda espera atender 50 mulheres em mutirão com médico mastologista e outras 15 com ginecologista. A ação, marcada para começar às 8h, na Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Nossa Senhora Aparecida, é parte da programação do Março Lilás, campanha realizada pela Prefeitura de Miranda para oferecer atendimento à saúde da mulher.
Sábado serão atendidas as mulheres por ordem de chegada até o máximo de 50 para mastologista e 15 para ginecologista. Os atendimentos no ESF Aparecida devem ocorrer até o fim da manhã do sábado.
No mesmo dia, à tarde, o mutirão será oferecido para mulheres indígenas, no posto da aldeia Passarinho, direcionado ao atendimento de mulheres indígenas da Moreira e da Passarinho. No caso das aldeias, o agendamento das consultas está sendo organizado pelas equipes de saúde locais.
A programação do Março Lilás vai seguir ao longo de todo o mês. No dia 12 o atendimento do mastologista ocorre na aldeia Lalima. Já em 22, 23 e 24 de março haverá atendimento da Carreta do Amor, do Hospital do Câncer. Para se consultar na Carreta do Amor, a mulher precisa procurar a ESF de seu bairro para passar por triagem.
Em 25 de março será inaugurada a Sala Rosa, que vai concentrar atendimentos para gestantes.
No dia 26 de março acontece o atendimento de mastologista e ginecologista para mulheres indigenas da região da aldeia Cachoeirinha.