As estratégias para combater a violência contra a mulher foram tema do “Encontro Multidisciplinar de Conscientização e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, realizado na manhã desta terça-feira, 23, na sede do Cras (Centro de Referência da Assistência Social).
O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, é parte da programação do Agosto Lilás, mês escolhido para lembrar à sociedade sobre a importância do combate à violência contra a mulher.
Participaram do evento os delegados de polícia civil de Miranda Daniel Francisco Mercado Dantas e Felipe Pereira de Oliveira Braga, que fizeram um balanço do atendimento de mulheres pela Polícia Civil e destacaram, especialmente, a atuação da Sala Lilás. O espaço, inaugurado no fim do ano passado, busca oferecer acolhimento para mulheres vítima de violência.
A defensora pública da Comarca de Miranda, Maria Clara Morais Porfírio relatou a experiência de atuação na defensoria com mulheres vítimas de violência. A defensora destacou a necessidade e uma atenção especial a estas mulheres, para que se sintam amparadas.
A vereadora Sibeli Faustino (PTB) falou da importância da rede de proteção social, da qual fazem parte a Prefeitura, a Polícia, agentes comunitários de saúde, o Creas, entre outras instituições. Esta rede, afirmou a vereadora, articulada pode ajudar a garantir a proteção dos direitos das mulheres.
A vereadora Elange Ribeiro (PSD) fez uma palestra, falando inicialmente dos hábitos machistas que são tomados como “comuns” ou “normais” e que, na maioria das vezes, reforçam um ambiente tóxico para as mulheres.
“Nosso objetivo aqui é trazer à tona esta discussão e reafirmar que estamos fortalecendo nossa atuação para oferecer atendimento às mulheres vítimas de violência. Ao mesmo tempo, vamos fortalecer as campanhas educativas com o intuito de enfrentar o problema da violência contra a mulher em nosso município”, afirmou a secretária de Assistência Social e Trabalho, Carmem Florença.