A previsão de chuva intensa para os próximos dias fez com que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitisse nesta sexta-feira (22) alerta para possível transbordamento dos rios Miranda e Aquidauana. A situação é monitorada por equipes de plantão do instituto.
“O rio Miranda transborda na cidade chegando a 7 metros, até hoje pela manhã ainda estava em 5,29 metros, porém a tendência é de chuvas. Já a situação do rio Aquidauana é mais preocupante. Esse rio começa a transbordar na cidade com 8 metros e já estava com 7,80 metros pela manhã”, observa o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio.
Em Bonito, o nível do Miranda subiu ao ponto de atingir casas do distrito de Águas do Miranda. Algumas famílias ribeirinhas precisaram ser retiradas do local por conta da enchente.
Conforme o boletim da Sala de Situação do Imasul, emitido na manhã desta sexta-feira (22), no ponto em que o Rio Miranda cruza a estrada MT-738, o nível da água subiu mais de dois metros em dois dias. Estava com 7,61 metros no dia 20, passou para 8,66 metros ontem e hoje atingiu 9,75 metros. Nesse trecho o rio atingiu situação de emergência quando passou 6,5 metros, no dia 19 de janeiro.
Segundo avaliação de Sampaio, desse ponto até à cidade de Miranda as águas demoram cerca de cinco dias. Nesta manhã, o nível do rio na altura do município estava com 5,23 metros de volume de água.
O rio Aquidauana também está com seu leito subindo rapidamente. Passou de 6,03 metros no dia 20 para 7,74 metros nesta manhã. E como lembra Sampaio, ao atingir 8 metros o rio entra em situação de emergência.