Por Tania Maria Pellin
No ano de 1947, um grupo de professores organizaram uma reunião para discutir os desafios da profissão –. Realizava-se uma troca de ideias sobre cultura escolar. Porém, somente em 1963 esta discussão foi levada a sério, através do Decreto Federal 52.682, instituiu-se então, um momento para esta reflexão – Dia do Professor, que passou a ser comemorado, sendo o mesmo uma data para pensar na importância da educação e do educador.
Um dia dedicado aquele que desde o início da nossa jornada acadêmica se faz presente, seja na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Superior, e, não para por ai, pois vamos além. Estamos sempre a aprender algo, um mentor se faz presente em várias situações na nossa vida, compartilhando, semeando conhecimentos e nos desafiando a ir além.
Escrever um texto salientando a importância em ser um professor, deveria parecer fácil, mas a responsabilidade em ensinar o torna delicado. Quem se atreveu a me instigar a tal tarefa? Simples, a missão de ensinar. Percebi o quanto é laborioso falar sobre algo que faz parte da nossa vida diária. Tem tanto a se falar, mas tão pouco posso adicionar neste texto. Todos nós professores sabemos do nosso apostolado.
No dia a dia, em nossa sala de aula, participamos como coadjuvantes na vida de tantos alunos. Cada classe, com sua parcela de educandos, cada um, com sua história de vida. E ali, estamos nós, diante de tanto, fazendo o máximo que podemos para compreender cada aluno, suas alegrias, suas tristezas, suas dificuldades. Somos um pouco de tudo, mãe, amiga, psicólogo e claro, professora, juntos transformamos a ação de aprender em uma aventura emocionante.
Neste universo de informações, aos poucos vamos trabalhando conteúdos, empatia, carisma e tantos outros temas aos quais vão surgindo no decorrer do tempo que temos em sala de aula. Ah, mas às vezes o curto período se alonga as conversas nos corredores da escola, na escada, no estacionamento, enfim, o professor atua em vários lugares participando freneticamente no dia a dia de nossos alunos.
E como é saudável tudo isso, desenvolvendo uma confiança mútua que reflete no aprendizado.
Augusto Cury, diz tudo nesta pequena frase, mas de tamanha grandeza: “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” Como é prazeroso, nas séries iniciais quando nossos alunos começam a balbuciar as primeiras sílabas, logo vêm às palavras, e uau! De repente nosso aluno começa a ler textos. Só quem passou por este sublime momento sabe a gratificação que sente. Dever cumprido. Conseguimos algo surpreendente.
Eu já vivi isso, e muito mais, sei muito bem a sensação que senti e continuo a sentir quando vejo meus alunos se destacando em vários âmbitos na vida em sociedade.
Professor, você é um ser com um dom fantástico, Rubem Alves, menciona de maneira tão afável esta missão Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais. Concordamos com Rubem, pois muito do que somos hoje, adquirimos com nossos mestres, eles continuam vivos através das nossas ações. Como esquecê-los? Eles são imortais, estão vivos em nossa mente e atitudes, “foram fascinantes ensinaram para a vida.”
Professor, você é um arquiteto do futuro, guiando seus alunos através dos desafios e celebrando a cada conquista. Todos os dias, plantas sementes de curiosidade e sabedoria que florescerão por toda uma vida. A você, meu carinho e admiração.
Feliz dia do Professor!
Estas singelas palavras são para a você Professor e professoras.
Professor!
Olha a sua volta,
Seus alunos, que beleza!
Os sorrisos e os olhares meigos
É a própria perfeição de Deus,
Que nos deu como presente
Em forma de crianças.
Deus nos fez perfeitos para ensinar
e transformar vidas!
Tens o mundo em seus pés,
Basta acreditar!
O saber está a seu alcance.
Com trabalho e inteligência,
Vai conduzindo os pequeninos
Mostrando aos mesmos que é conveniente sonhar!
Vai ao longo do ano, subindo os degraus da conquista,
Conduzindo seus alunos à tão sonhada vitória
Persista Professor, vá em frente,
Não desista daqueles que o tem como fonte de inspiração.
Se acaso, falhar… Tente de novo.
A sociedade acredita em você,
Em tuas mãos há o poder,
De mudar esta Terra,
De trazer vida e esperança
Onde muitas vezes se encontra a fome e dor.
És o semeador de sonhos…
A humanidade precisa de ti.
Tua inteligência será a luz,
A guiar a muitos,
Espalhe sim, a esperança
A tantos que precisam de ti.
Parabéns a todos os heróis,
Que como eu,
Vivem a fabulosa experiência
Em ser um PROFESSOR!