Da aldeia, no Brasil profundo, para o mundo, pelas ondas da internet. É assim que professores e pesquisadores indígenas darão voz às suas experiências em um evento inédito que será realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na semana do Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. O I Congresso Internacional em Educação, Língua, Cultura e Território na Perspectiva dos Direitos Humanos (CIELCULTT) acontece de 19 a 23 de abril.
Com a impossibilidade de viagens e aglomerações em tempos de pandemia, por meio das plataformas online o evento vai promover encontros remotos de professores indígenas em suas aldeias, com pesquisadores internacionais. O congresso terá, por exemplo, a participação de professores e pesquisadores indígenas de aldeias guarani-kaiowá de Dourados(MS), de aldeias terena de Miranda (MS), com pesquisadores de universidades de Portugal, México, Colômbia, Espanha e de universidades de vários estados brasileiros.
O evento será aberto para participação da população em geral, que poderá assistir pelo Youtube as mesas de debates, documentários, exposições, intervenções culturais e palestras relacionadas à cultura indígena.
A internet não será apenas a forma de as pessoas assistirem ao evento. É O evento é realizado pela UFGD, por meio de docentes dos programas de pós-graduação em Letras, Educação e Territorialidade, Sociologia e Geografia e do Núcleo de Assuntos Indígenas da instituição. São apoiadores do congresso as faculdades Intercultural Indígena (FAIND) e de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP), do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (IPEDI) e da Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca.
O CIELCULTT será transmitido pelo Youtube, pelos canais oficiais UFGD, do Núcleo de Assuntos Indígenas (NAIN) e do Programa de Residência Pedagógica da instituição.
Aqui você vê a programação completa e os links para assistir ao evento